Aberto no DF, Fórum de Governadores elege seu primeiro presidente hoje

_RSC5642Brasília (DF) – Criado em julho deste ano durante reunião de governadores da região Centro-Oeste e Tocantins no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o Fórum de Governadores do Brasil Central, composto por Goiás, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, elege hoje (10) o seu primeiro presidente, durante a 5ª edição aberta na manhã desta terça-feira na residência oficial de Águas Claras, do Governo do Distrito Federal, em Brasília.

A escolha do presidente, cujo mandato será de um ano, ocorre depois que as Assembleias Legislativas de todos os estados aprovaram projeto que os oficializa como integrantes do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, bloco criado durante o Fórum de Goiânia. A lei reúne uma série de ações para fomentar o crescimento dos estados envolvidos.

A cooperação entre os governadores visa aumentar a competitividade dos estados e do DF em importantes setores da economia. Na agricultura, a ideia é ampliar a produção por meio do fortalecimento de assessorias técnicas no campo. Compartilhar experiências para qualificar o ensino básico nas seis unidades federativas também faz parte do projeto, bem como estimular o empreendedorismo na região.

De acordo com dados levantados pelas secretarias de Planejamento dos estados e do DF, a parceria pode trazer benefícios para cerca de 20 milhões de moradores das unidades da Federação que compõem o Brasil Central – o equivalente a 9,16% da população brasileira. Atualmente, 9,02% dos postos de trabalho criados pelas micro e pequenas empresas nacionais estão concentradas no bloco.

O consórcio é uma associação pública de natureza autárquica, dotado de autonomias administrativa e financeira, com patrimônio e receita próprios. Cada unidade contribui, anualmente, com R$ 1,9 milhão para financiar as atividades que serão executadas. A autarquia contará com quadro próprio de servidores, todos bancados pelo orçamento do bloco.

Fórum do DF

A abertura ocorreu hoje às 9 horas, na Residência Oficial de Águas Claras, com a reunião dos governadores de Goiás, Marconi Perillo; de Brasília, Rodrigo Rollemberg; de Mato Grosso, Pedro Taques; de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; do Tocantins, Marcelo Miranda; e de Rondônia, Confúcio Moura. Secretários de Estado, procuradores e presidentes de Assembleias Legislativas também estão reunidos para definir o estatuto do Consórcio.

À tarde, às 15 horas, os governadores anunciarão a constituição do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, elegerão o presidente e assinarão o estatuto da entidade. O evento será no auditório do Memorial Juscelino Kubitschek. Amanhã, quarta-feira (11), segundo dia do Fórum, às 10 horas, haverá audiência pública no Senado Federal para a apresentação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. Às 12 horas, os governadores concederão entrevista coletiva para a imprensa.

——————————————————————————————————————————————————

PUBLICIDADE

banner_you@gif

Compartilhe com os amigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *