Alerta para lei que proíbe uso de pneus reformados em motocicletas

Alerta para lei que proíbe uso de pneus reformados em motocicletas

17 de dezembro de 2018

Segurança do motociclista pode ser comprometida devido a deformação na geometria e instabilidade da direção

Fotos: Rinaldi / DivulgaçãoO uso de pneus reformados em veículos de duas rodas é proibido pela legislação brasileira desde 2004, porém, ainda há quem arrisque a própria segurança e de seus passageiros. Um estudo realizado pela Abraciclo aponta que 8% dos acidentes com motociclistas são causados por problemas de manutenção, sendo que o pior item de conservação observado foi o pneu (11%).

Andar de moto pode ser considerada uma atividade de risco, por isso, a Rinaldi alerta: é essencial que o usuário esteja com todos os equipamentos em ordem, especialmente os pneus, que são os únicos pontos de contato do veículo com o solo. “Eles são responsáveis pela aderência nas acelerações e frenagens, todo o cuidado é pouco”, explica o gerente de tecnologia e qualidade da marca, Silvio Grecco.

Silvio é claro quando fala do desenvolvimento de um pneu. “Ele não é projetado para ter uma segunda vida. A carcaça passa por um grande desgaste e isso afeta a estrutura como um todo, não sendo possível reformá-la com qualquer garantia de qualidade, havendo risco de formação de bolhas, rugas e má adesão do material, podendo ocasionar um grave acidente”, complementa.

A deterioração ainda interfere na geometria, o que acaba sendo agravado pela má condição das ruas e estradas. Por sua vez, a geometria da suspensão da motocicleta é de extrema importância para a dirigibilidade. Alguns ângulos são fundamentais para isto, principalmente quando a moto se inclina em uma curva. Em casos de pneus reformados é muito comum que o motociclista escorregue na pista.

Investir em segurança deve ser primordial e não custa tanto no bolso se analisado bem o mercado. Há várias opções de pneus com ótima relação custo/benefício, como é o caso dos oferecidos pela fabricante gaúcha Rinaldi. A marca conta com mais de 100 medidas, todos com cinco anos de garantia, muito mais que os apenas três meses exigidos pelo Inmetro.

Prática é ilegal no mercado

Como dito no início desta matéria, a recapagem de pneus para motocicletas é considerada uma prática ilegal do mercado. A Resolução 158/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e a Portaria 554/2015 do Inmetro proíbem, respectivamente, o uso e o serviço de reforma de pneus em todo o território nacional. A fiscalização é feita pelo Inmetro, Instituto Estadual de Pesos e Medidas (IPEM), Polícia Militar, Polícia Rodoviária e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Compartilhe com os amigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *