Campanha de Multivacinação começa hoje, 19
19 de Setembro de 2016
Foto: Anna Lucia Almeida
Redação
Goiânia – Será realizada entre os dias 19 e 30 de setembro a Campanha Nacional de Multivacinação. O principal objetivo é incentivar os pais e responsáveis para que atualizem as cadernetas de vacinação de crianças com até 5 anos de idade e crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos.
Em Goiânia, a vacinação será feita nas unidades de saúde que possuem salas de vacina, um total de mais de 60 postos. O Dia D, dia de mobilização nacional, será no sábado, 24, quando algumas unidades que não possuem salas de vacina também vão funcionar como postos volantes. As unidades atenderão de acordo com os horários de funcionamento das respectivas salas e, no Dia D, das 8h às 17h.
Segundo a gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), Grécia Pessoni, muitas vezes, os cartões de vacinação de crianças e adolescente ficam desatualizados e incompletos, e, por isso a campanha de multivacinação é importante. “As diferenças dos resultados nas coberturas vacinais e em especial o ressurgimento de algumas doenças, a exemplo da coqueluche e do surto de sarampo e caxumba ocorridos nos anos de 2014 a 2016, requerem estratégias adicionais para o resgate e vacinação dos não imunizados”, afirma.
Grécia reforça ainda que é de muita importância que a campanha chegue a todas as pessoas que precisam se vacinar. “Dessa maneira, vamos melhorar as coberturas vacinais para que as doenças imunopreveníveis continuem controladas ou erradicadas”, explica. Ao levar as crianças e adolescentes para se imunizarem, os pais devem levar a caderneta de vacinação para que seja feita uma avaliação das vacinas que o filho deve receber.
Todos os anos, o público-alvo da Campanha de Multivacinação são crianças de até 5 anos de idade, mas, em 2016, foi estendida a quem tem entre 9 e 15 anos. “Esse grupo costuma ter uma resistência maior a se vacinar e muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os seus filhos nesta faixa etária”, explica Grécia.