Centro de Convivência de Adolescentes da OVG comemora aniversário
21 de Maio de 2018
Fotos: Cristina Cabral / OVGGoiânia – O Centro de Convivência de Adolescentes (CCA) da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) comemorou neste sábado, 19, um ano de funcionamento. A programação festiva contou com a presença da presidente de honra da instituição, Fabrina Müller, da diretora geral, Idelma Rodrigues, e da diretora de Ações Sociais, Jeane Abdala. A festa reuniu adolescentes, familiares e amigos dos frequentadores. Os vereadores Anselmo Pereira, Sabrina Garcêz e Emilson Pereira também prestigiaram o evento.
Fabrina Müller agradeceu a equipe do CCA pelo trabalho realizado ao longo do primeiro ano da unidade. A presidente de honra da OVG afirmou que o Centro de Convivência materializou o sonho de muitos adolescentes do Jardim Novo Mundo e região. “Essa unidade se tornou uma referência de cidadania e valorização da adolescência. Colocamos em prática a noção de responsabilidade, a atenção e o carinho aos nossos usuários, proporcionando a eles um atendimento com espírito de cordialidade e respeito, para a promoção de relações humanizadas”, pontuou.
A diretora geral da OVG, Idelma Rodrigues, também parabenizou a equipe da unidade pelo cuidado com os adolescentes. “Os projetos são idealizados em salas fechadas, de forma fria, mas precisam de amor para acolher as pessoas da melhor maneira possível. Essa unidade funciona com muito amor”, frisou.
A coordenadora do CCA, Leidyanna Aguiar, ressaltou que a unidade ultrapassou a previsão inicial e já atende 166 adolescentes por mês. “Esses doze meses foram de muitos desafios para a nossa equipe. Com dedicação e esforço, conseguimos conquistar a confiança das famílias e superar a nossa meta”, disse.
A frequentadora Ludmila Sales discursou em nome dos adolescentes. Ela destacou o convívio social e o aprendizado que o Cento de Convivência proporciona. “Estamos fazendo novas amizades, recebendo informações sobre os nossos direitos e adquirindo novos conhecimentos”, disse.
Durante a comemoração, foi realizada a premiação dos cinco finalistas do Campeonato Ler, Pensar e Construir. A vencedora do projeto de incentivo à leitura e escrita, Solange Batista de Lira, de 16 anos, ganhou um Tablet doado pela Agência Palavra Comunicação, seis ingressos para Boliche Strike no Shopping Passeio das Águas, seis ingressos para o Cinema Lumiere e cinco livros literários doados pela SESI/FIEG. Os demais finalistas também receberam ingressos para boliche e cinema, além dos livros.
Programação artística
A programação da festa de aniversário do CCA teve o tradicional parabéns, entoado pelos adolescentes, familiares, amigos e colaboradores da OVG. Em seguida, todos conheceram a exposição de grafite em telas, realizada pelos jovens do Centro de Convivência inscritos no projeto e participaram da inauguração da Sala de Música. Nesse espaço, os jovens que se interessarem terão aulas de violão, teclado e percussão.
O evento foi finalizado no pátio da unidade com apresentações do Grupo de Música dos Adolescentes do Centro de Educação Infantil Marista Divino Pai Eterno, do Grupo de Dança do CCA e dos adolescentes Felipe, Alex, Fernanda e Ramayana. Foi servido lanche aos presentes.
Convívio social
Com o trabalho desenvolvido na unidade, a OVG busca assegurar aos jovens espaços de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade, respeito mútuo, cidadania e a melhoria da qualidade de vida. O Centro de Convivência de Adolescentes desenvolve atividades gratuitas de cultura e lazer para jovens de 12 a 17 anos. O CCA conta com sala de leitura, salão de jogos (ping pong, futebol de mesa e dardo), oficinas de inclusão digital, material reciclável e grafite, aulas de basquete, vôlei, futebol, capoeira e dança.
Também promove passeios e rodas de bate-papo com as temáticas: Esporte, Arte e Cultura (grafite x pichação x patrimônio público); Tecnologia (o uso indiscriminado de aparelhos eletrônicos); Profissão; Violência; Uso e Abuso de Drogas; Liberdade e Responsabilidade; Doenças Sexualmente Transmissíveis e Gravidez Precoce. Ainda são realizadas ações de acolhimento familiar e serviço social e de psicologia.