CINEMA: Filme anapolino é premiado em mostra nacional de cinema no Rio de Janeiro

CINEMA: Filme anapolino é premiado em mostra nacional de cinema no Rio de Janeiro

21 de Junho de 2017

Produção de diretor estreante já havia se destacado na etapa estadual

Foto: DivulgaçãoGoiânia – O curta-metragem de ficção Enzo, do diretor Daniel Duarte, de Anápolis (GO), foi premiado na etapa nacional da Mostra Sesc de Cinema, que aconteceu na última semana, no tradicional Cine Odeon, no Rio de Janeiro. A produção, que foi destaque em Montagem – a cargo de Hugo Crisóstomo –, concorreu com outros 34 filmes selecionados para a etapa nacional. Em maio, durante a etapa estadual, o filme já havia recebido dois prêmios, nas categorias Direção e Direção de Atores.

Além do troféu, a produção goiana se juntou a outros cinco filmes premiados durante a noite e ganhou o licenciamento para ser exibida nos próximos dois anos em todo o País, nos diversos espaços de difusão audiovisual do Sesc. O curta-metragem conta a história de um garoto que, após a morte da mãe, sofre um trauma e, por causa do uso de medicamentos, não consegue mais distinguir a realidade da ficção, cabendo ao irmão mais velho segurar as pontas.

“O Sesc sempre vem incentivando, em Anápolis principalmente, a cena cinematográfica. Com oficinas, cursos, todo ano tem capacitação e agora veio a Mostra, mas antes já tinha formação. Isso é muito importante, porque há muito tempo ele forma público. E tem as mostras do Cineclube Xícara da Silva. Anápolis é muito importante pra fomentar a cinefilia e a produção. O Sesc Anápolis é referência pra Goiás na produção e formação de pessoas para o cinema”, enfatizou Daniel. Sobre a emoção de levar tantos prêmios, ele define como “uma sensação indescritível” e faz questão de destacar o trabalho em equipe. “A gente fez uma empresa há quatro anos e nem imaginava que podia viver de cinema ou chegar onde chegou. E sem meus amigos, o Hugo [Crisóstomo/montagem] e o Matheus [Leandro/direção de fotografia e desenho de som], não teria Enzo, não teria nenhum outro tipo de filme. Eu devo muito à minha equipe, meus parceiros”, ressaltou.

Para o produtor cultural do Sesc Anápolis e responsável pelo etapa estadual, Luiz Sérgio Castanheira, a iniciativa cumpre um papel fundamental. “A importância da Mostra é o fomento do cinema. Ela acontece em âmbito nacional, mas foi dividida em etapas, por estado. Isso causou uma expectativa nos cineastas de cada região, e aqui em Goiás não foi diferente. Tivemos mais de 40 inscrições de produções goianas. A Mostra é um lugar para dar vazão a filmes que não têm espaço no circuito comercial. Ela vem suprir essa falta, atender à demanda. E, com isso, a gente fomenta o cinema, porque mais gente vai produzir”, destacou.

FICHA TÉCNICA:

Enzo (Duração: 17’33” – 2016 – Anápolis/GO)
Destaque nacional: montagem
Destaque estadual: direção e direção de atores
Direção e Roteiro: Daniel Duarte
Direção de Fotografia e Desenho de Som: Matheus Leandro
Montagem: Hugo Crisóstomo
Direção de Arte: Vitor Hugo Diniz
Som Direto: Breno Ezaki
Elenco: Rainan Pires – Enzo, Salomão Cruz – Gael, Jonatas Tavares – Médico e Eduardo Rosário – Psicopata

Compartilhe com os amigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *