Com recorde de Marta, Brasil vence na estréia
O Brasil não deu show, mas também não teve dificuldades para vencer na estreia da Copa do Mundo Feminina de futebol, em Montreal, no Canadá. As comandadas do técnico Vadão bateram a Coreia do Sul, por 2 a 0, com gols das experientes Formiga e Marta.
As brasileiras começaram pressionando, em Montreal. Logo, aos dois minutos de partida, a lateral direita Fabiana avançou, na meia direita, e soltou a bomba de fora da área. A bola explodiu no travessão.
A Coreia do Sul se mostrava totalmente retrancada, e o escrete canarinho passou a ter dificuldades de entrar no sistema defensivo asiático.
Sendo assim, o gol brasileiro só saiu a partir de um erro das adversárias. Aos 33 minutos, Cristiane tentou jogada individual e perdeu a bola. A defesa tentou recuar bola para a goleira, mas Formiga foi mais esperta, se antecipou e tocou de biquinho para inaugurar o placar.
Na volta para a segunda etapa, as comandadas de Vadão voltaram pressionando mais uma vez. Aos cinco minutos, Andressa Alves lançou a lateral esquerda Tamires em velocidade. A jogadora invadiu a área e chutou cruzado, mas Kin Jungmi se esticou e conseguiu desviar para escanteio.
Três minutos depois, o Brasil conseguiu ampliar o marcador, logo aos oito minutos. Formiga invadiu a área e foi derrubada por Cho. Na cobrança, Marta bateu rasteiro e converteu com categoria. A maior jogadora de todos os tempos do futebol feminino se tornou a maior goleadora em Copas do Mundo Feminina, chegando a 15 gols e superando a ex-jogadora alemã Birgit Prinz.
A vantagem era boa, mas mesmo assim, o Brasil continuou com maior posse de bola. No entanto, o placar não foi alterado e ficou em 2 a 0 para as brasileiras.
Com o resultado, o Brasil ficou na liderança do Grupo E, uma vez que Espanha e Costa Rica empataram em 1 a 1, no outro jogo da chave. O próximo desafio canarinho será contra a Espanha, no sábado (13), novamente em Montreal, às 17h (horário de Brasília).
(dm)
(Foto: divulgação)