Comandado pelo presidente da regional Goiás do Nacionaes LE Motorcycle Club, Comando de Operações de Divisas (COD-GO) completa seis anos
24 de Abril de 2018Marcos Araken
Goiânia – Criado em 2002, o COD recuperou 255 veículos furtados/roubados, apreendeu 340 armas de fogo, recapturou 350 foragidos da justiça e retirou mais de 56.000 quilos de drogas de circulação do Estado de Goiás e apreendidas mais de R$ 35 milhões de mercadorias provenientes de contrabando e descaminho.
O então governador de Goiás Marconi Perillo criou, em 2002, o Comando de Operações de Divisas (COD-GO). Tropa especializada da Polícia Militar de Goiás que atua no combate à crimes de maior potencial ofensivo, o COD foi estabelecido para reprimir o tráfico de drogas, roubo de cargas, roubo a instituições bancárias, contrabando, descaminho, entre outros. A força especializada de segurança é responsável pela fiscalização nas divisas do território goiano com outros estados.
Hoje comandado pelo presidente da regional Goiás do Nacionaes LE Motorcycle Club, Tenente Coronel Giovane Rosa da Silva, o COD projeta ampliar o poder de ação. “Vou motivar a tropa, aumentando a estima; aumentar o efetivo e o número de bases pelo Estado de Goiás e reforçando as que já existem. Profissionalizar ainda mais a tropa, trazendo instrutores de outras tropas que também combatem o tráfico de entorpecentes, como o Ciosac [Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga] de Pernambuco e o Gefron [Grupo Especial de Fronteira] de Mato Grosso do Sul, e outras tropas irmãs, fazendo visitas técnicas e trazendo instrutores para poder repassar algumas peculiaridades, algumas doutrinas e boas práticas nesses estados”, anunciou TC Giovane em entrevista ao Jornal O Motociclista.
Desde a criação, em 2002, o COD recuperou 255 veículos furtados/roubados, apreendeu 340 armas de fogo, recapturou 350 foragidos da justiça e retirou mais de 56.000 quilos de drogas de circulação do Estado de Goiás e apreendidas mais de R$ 35 milhões de mercadorias provenientes de contrabando e descaminho.
Em mensagem à população, TC Giovane afirmou que o COD “é um modelo híbrido de força tática de defesa estadual com capilaridade, vascularização, amplitude, musculatura e robustez operacional em todo o Estado, o que faz o COD ser pioneiro e único a ter este referencial de atuação e doutrina específica. Por tudo isso, com certeza, o COD merece os aplausos de Todos os Goianos, ao apagar as velas dos seus 06 anos de existência e de batalha, sendo motivo de orgulho para todos nós e modelo para nossos demais compatriotas de outros Estados. Parabéns COD!!! Parabéns destemidos Caçadores!!! COD!!!”, escreveu.
Confira a mensagem na íntegra:
Há seis anos foi engendrado no Estado de Goiás uma das missões mais nobres e necessárias ao povo goiano, bem como para a nossa Gloriosa Polícia Militar do Estado Goiás, qual seja, a missão de defender as nossas divisas e pacificar as nossas estradas contra delitos impactantes como o tráfico ilícito de entorpecentes, tráfico de armas e munições, contrabando e descaminho, roubos a instituições financeiras com armas potentes e explosivos, roubos de cargas e demais delitos graves praticados e intentados nas nossas estradas internas e divisas estaduais.
Para tanto, a brava Instituição Anhanguerina, Capineada pelo então Comandante em Chefe, Excelentíssimo Senhor Governador Marconi Perillo, lançou mão dos mais honrados e destemidos guerreiros que atenderiam o perfil para enfrentar o crime sordidamente planejado e articulado por quadrilhas, organizações e facções de amplitude interestaduais e internacionais, as quais ousavam “invadir” o território goiano para praticar seus crimes cruentos e insanos, com o desejo covarde de montar verdadeiras guerrilhas e “indústrias do crime” com o fim de se locupletarem às custas dos cidadãos de bem, das empresas e instituições que trazem a ordem e o vigoroso progresso experimentado pelo nosso Torrão Natal.
Este Gládio de Heróis recebeu com muita prontidão e continência as diretrizes do Governo do Estado de Goiás e do Comando Geral da Polícia Militar do Estado Goiás e, tenazmente, avançaram com intrepidez e coragem nas estradas goianas, se colocando como verdadeiros Atalaias nas Divisas de nosso Estado e Caçadores implacáveis destes criminosos.
Decorrido 06 anos, temos como resultado a pacificação de nossas estradas e divisas estaduais, bem como o controle do abjeto crime interiorizado e de grande envergadura, desenvolvido por grupos criminosos de alto poder de fogo e de violência.
Apesar de inspirados em modalidades de policiamentos desenvolvidos em fronteiras com outros países e de policiamentos desenvolvidos no interior de outros Estados brasileiros, o COMANDO DE OPERAÇÕES DE DIVISAS, PERTENCENTE AO COMANDO DE POLICIAMENTO RODOVIÁRIO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS, o COD, é um modelo híbrido de força tática de defesa estadual com capilaridade, vascularização, amplitude, musculatura e robustez operacional em todo o Estado, o que faz o COD ser pioneiro e único a ter este referencial de atuação e doutrina específica.
Por tudo isso, com certeza, o COD merece os aplausos de Todos os Goianos, ao apagar as velas dos seus 06 anos de existência e de batalha, sendo motivo de orgulho para todos nós e modelo para nossos demais compatriotas de outros Estados. Parabéns COD!!! Parabéns destemidos Caçadores!!! COD!!!”
(Tenente Coronel Giovane Rosa da Silva, Comandante do COD-GO)