Corridas classificatórias definem quem larga na frente na primeira etapa do Rally dos Sertões
19 de Agosto de 2018
Antes de partirem para os mais de 3.600 quilômetros de trilhas, pilotos das quatro categorias correram no Autódromo de Goiânia na tarde deste sábado
Fotos: Marcelo Machado de Melo/Fotop/VipcommA 26ª edição do Rally dos Sertões começou neste sábado (18), com a disputa das corridas classificatórias realizadas no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). As provas definiram as ordens de largada para a primeira das sete especiais da prova, que terá mais de 3.600 quilômetros em um percurso que passará pelos estados de Goiás, Bahia, Piauí e Ceará, e contemplaram Jean Azevedo, nas motos, Denísio Casarini e Marcos Panstein, nos UTVs, Giovanni Filho, nos quadriciclos, e Sylvio de Barros e Rafael Capoani, nos carros, como mais rápidos.
Os primeiros a andarem pelo autódromo goiano foram os pilotos das motos. O mais rápido foi Jean Azevedo, piloto que busca o oitavo título do Sertões e que completou o percurso de três voltas em 5min44s. Tunico Maciel ficou com a segunda posição, distante nove segundos do tempo obtido por Azevedo. O grupo dos três melhores desta categoria ainda contou com Luciano Gomes.
Os competidores dos UTVs foram à pista na sequência, e Denísio Casarini e Marcos Panstein foram os mais velozes, fechando o percurso em 5min48s, marca sete segundos melhor em relação a obtida pelos segundos colocados Gabriel Varela e Eduardo Shiga. João Franciosi e Daniel Spolidorio completaram o grupo dos três mais rápidos.
Nos quadriciclos, o piloto mais rápido foi Giovanni Filho, que anotou 6min33s na soma das três voltas rápidas. A segunda posição acabou nas mãos de George Ximenez, que foi 13 segundos mais lento em relação ao melhor tempo, enquanto Geison Belmont completou a corrida classificatória com o terceiro melhor tempo.
Os carros fecharam a corrida classificatória em Goiânia, e Sylvio de Barros e Rafael Capoani foram os mais velozes ao completarem o percurso de 12 quilômetros em 5min52s, tempo apenas um segundo melhor em relação aos segundos colocados Rafael Cassol e Lélio Júnior. Marcos Baumgart e Kleber Cincea ficaram com a terceira colocação.
Logo mais, a partir das 19h30, terá início a Super Largada, quando os pilotos e navegadores serão apresentados ao público um a um no Autódromo de Goiânia. O Rally dos Sertões terá a largada para a primeira especial da edição deste ano no domingo (19), às 8h, quando a caravana da prova deixará Goiânia em direção a Formosa, no interior de Goiás. O trecho cronometrado contará com 315 quilômetros, e os competidores percorrerão ao final do dia um total de 686 quilômetros.