CRP-09 realiza o I Seminário de Psicologia e Cuidados Paliativos nos dias 3 e 4 de abril

O Conselho Regional de Psicologia da 9ª Região – Goiás (CRP-09), por meio da Comissão Especial de Psicologia e Cuidados Paliativos, realizará nos dias 3 e 4 de abril, no Miniauditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), na Rua 235, N.º 307, Setor Leste Universitário, em Goiânia, o I Seminário de Psicologia e Cuidados Paliativos: Lutos e Reconstruções no Processo de Saúde-Doença. O evento propõe discutir as interfaces entre a Psicologia e os Cuidados Paliativos como o conjunto de ações que visam melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam doenças graves, crônicas ou que ameaçam a vida e será transmitido pelo canal do YouTube @crpgoias.
A psicóloga Ana Flávia Vieira de Mattos, presidenta da Comissão Especial de Psicologia e Cuidados Paliativos do CRP09, explica que o evento reunirá psicólogas(os), estudantes, profissionais da área da saúde e pesquisadores interessadas(os) em discutir a interseção entre Psicologia e os Cuidados paliativos, abordando desafios e tendências atuais. “Será uma oportunidade para aprofundar o entendimento sobre como a psicologia, que faz parte da equipe mínima de acordo com a PNCP, desempenha suas funções na equipe interprofissional na promoção da atenção integral junto aos pacientes e familiares em cuidados paliativos, além de explorar as últimas tendências e inovações da área”, destaca.
Ana Flávia ressalta que no Seminário serão realizadas palestras, mesas redondas e oficinas com o objetivo de promover a troca de conhecimentos, experiências e práticas relacionadas aos Cuidados Paliativos. “Profissionais da Psicologia, integrados em equipes multiprofissionais, devem estar capacitados para oferecer o suporte necessário aos pacientes e seus familiares desde o diagnóstico, o prognóstico e a progressão da doença, promovendo a adaptação e o enfrentamento ao luto que pode surgir antes mesmo da morte”, pontua.
Segundo Ana Flávia, a(o) psicóloga(o) pode atuar em diferentes contextos, como hospitais, unidades de cuidados paliativos, clínicas e domicílios, integrando equipes multidisciplinares compostas por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais. “As intervenções podem ser individuais, em grupo ou familiares, no âmbito da atenção primária, secundária e terciária da saúde, em contextos de saúde pública, particular, domiciliar e hospitais, adaptadas às necessidades de cada caso, como forma de garantir uma assistência integral e humanizada aos pacientes e seus familiares”, completa.
A presidenta da Comissão Especial de Psicologia e Cuidados Paliativos do CRP09 lembra que o I Seminário de Psicologia e Cuidados Paliativos também pretende debater a Política Nacional de Cuidados Paliativos criada em maio de 2024 pelo Ministério da Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). “Essa ação representa um avanço muito importante por estabelecer diretrizes e estratégias para a expansão e qualificação dos serviços de cuidados paliativos em todo o país. Vários estados enfrentam dificuldades de acesso a esses serviços, o que evidencia a necessidade de políticas públicas que promovam um melhor acesso aos serviços de cuidados paliativos”, arremata.
SERVIÇO
O que? I Seminário de Psicologia e Cuidados Paliativos: Lutos e Reconstruções no Processo de Saúde-Doença
Quando? 3 e 4 de abril
Onde? Miniauditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), na Rua 235, N.º 307, Setor Leste Universitário, em Goiânia.
Contato? Assessoria de Comunicação do CRP-09: (62) 9-9110-5333
Transmissão Ao Vivo? https://www.youtube.com/@