Desbravadores da América
Dunga anuncia lista para a Copa América do Chile e surpreende com presença de Robinho e ausência de Oscar
O técnico Dunga convocou a seleção brasileira para a Copa América do Chile 2015. A lista com 23 jogadores foi divulgada ontem no auditório da sede da CBF, no Rio de Janeiro. O Brasil está no Grupo C, juntamente com Colômbia, Peru e Venezuela. Nenhum jogador foi convocado pela primeira vez, mas as maiores surpresas da lista são as presenças do meia Everton Ribeiro, do Al Ahli, dos Emirados Árabes, e do atacante Robinho, do Santos, em detrimento da ausência do meia Oscar, do Chelsea, que não foi cortado devido às suas condições clínicas.
“O Oscar teve uma lesão no último treinamento no Chelsea, conversamos com o Mourinho e o médico do Chelsea, a recuperação dele será um pouquinho prolongada. Ele não estará nas melhores condições durante a Copa América. Achamos melhor ele estar preparado para os jogos das Eliminatórias”, alegou Dunga na entrevista coletiva logo após a convocação.
Ao comentar a convocação de Robinho, hoje com 31 anos, o técnico lembrou o bom desempenho na Copa América de 2007 e a boa fase atual no Santos, campeão paulista no último domingo:
– O Robinho, logicamente hoje, é um jogador mais experiente. Sabe do papel que tem dentro da seleção no momento. Vive um grande momento no Santos, assim como em outras épocas. Naquela época ele era referência, chamou a responsabilidade na Copa América. Agora ele vem num papel um pouco diferente. Vem pela capacidade técnica, mas com uma responsabilidade maior.
A apresentação da delegação está marcada para 1º de junho na Granja Comary, em Teresópolis, cidade na região serrana do Rio de Janeiro, e treina até o dia 6. Após a preparação no CT da CBF, o Brasil vai disputar dois amistosos antes de seguir para o Chile: dia 7, o rival será o México, na Arena do Palmeiras, em São Paulo; no dia 10, o Brasil enfrentará Honduras, no Beira-Rio, em Porto Alegre.
A delegação da seleção brasileira viaja no dia 12 de junho para a cidade de Temuco, no Chile, onde estreia na Copa América em 14 de junho contra o Peru. Três dias depois, o rival será a Colômbia, em Santiago. O último jogo da primeira fase será contra a Venezuela, também em Santiago, em 21 de junho.
Convocados para Copa América
Goleiros: Jefferson (Botafogo), Diego Alves (Valencia) e Marcelo Grohe (Grêmio);
Zagueiros: David Luiz, Marquinhos, Thiago Silva (Paris Saint-Germain) e Miranda (Atlético de Madrid);
Laterais: Marcelo (Real Madrid), Filipe Luís (Chelsea), Danilo (Porto) e Fabinho (Monaco);
Volantes: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (Manchester City), Elias (Corinthians) e Casemiro (Porto);
Meias: Everton Ribeiro (Al Ahli-EMI), Douglas Costa (Shakhtar Donetsk), Willian (Chelsea) e Philippe Coutinho (Liverpool);
Atacantes: Neymar (Barcelona), Diego Tardelli (Shandong Luneng), Robinho (Santos) e Roberto Firmino (Hoffenheim).
(DM)