Em parceria com S.A.S. Brasil, ações sociais do Rally dos Sertões vão impactar mais de 5.000 pessoas
15 de Agosto de 2018
Projeto passará em 2018 pelas cidades de Abadiânia (GO), Posse (GO), São Raimundo Nonato (PI) e Cruz (CE), com atividades de saúde, cultura e sustentabilidade
Fotos: Divulgação Rally dos Sertões/VipcommDa Vipcomm
Goiânia – O Rally dos Sertões mais uma vez realizará ações sociais durante a 26ª edição, de 18 e 25 de agosto, entre Goiânia (GO) e Fortaleza (CE). Através do projeto S.A.S. Brasil (Saúde e Alegria nos Sertões), iniciado em 2013 e parceiro do evento, mais de 5.000 pessoas deverão ser impactadas pelas atividades educativas, culturais e de saúde promovidas por 40 voluntários, que seguirão viagem junto com o rali.
Para este ano, o projeto passará por quatro cidades, em três estados: Abadiânia (GO), Posse (GO), São Raimundo Nonato (PI) e Cruz (CE). Nos últimos três anos, mais de 15 mil pessoas foram assistidas pelo programa.
Para atender tantas pessoas, o trabalho capitaneado pela médica Adriana Mallet terá três frentes: saúde, alegria e sustentabilidade. Na saúde, haverá a realização de consultas com profissionais de oftalmologia, odontologia e dermatologia, esta última com a realização de um mutirão para combate do câncer de pele. Somente ao que se refere as ações médicas, há a expectativa de 80 a 100 atendimentos em cada cidade por dia.
Programas voltados especificamente para mulheres também serão ativados durante a prova. As moradoras das regiões visitadas pelo Sertões terão, através da “Frente para Valorização da Mulher”, acesso a exames ginecológicos. Outra novidade é uma frente jurídica coordenada por advogadas que falarão ao público sobre a importância do empoderamento feminino.
Sobre sustentabilidade, haverá o plantio de mudas de árvores nativas, conseguidas com as prefeituras locais. A expectativa é superar as 124 mudas plantadas na última edição do Rally dos Sertões. Crianças participarão de atividades recreativas, como o incentivo à prática de esportes, e culturais, com uma biblioteca itinerante do projeto que estará disponível para quem participar das ações. Um cinema aberto a todos também será uma das atrações.
Uma novidade do S.A.S. Brasil para este ano será a participação mais efetiva dos competidores do Rally dos Sertões nas atividades sociais. Os veículos levarão um adesivo com os dizeres “Eu ajudo o S.A.S. Brasil a colocar a saúde e a alegria no mapa do Rally dos Sertões”, e vivenciarão o trabalho desenvolvido pelo programa. Além disso, pilotos e navegadores estão engajados em uma campanha para arrecadar fundos para o projeto.
Adriana Mallet, coordenadora geral do S.A.S. Brasil, está muito feliz com a proporção que o programa atingiu e destaca a importância da parceria com a Dunas Race, empresa organizadora do Rally dos Sertões. “Estar à frente do S.A.S. é uma honra. Um projeto que surgiu de um grupo de amigos indo viajar e que hoje reúne mais de 300 voluntários em volta de um propósito comum, que é levar saúde, cultura e educação para o Brasil profundo, que pouca gente toca”, diz.
“É sempre um prazer estar junto com a Dunas neste processo. Foi a primeira empresa que realmente acreditou em nosso projeto e topou fazer acontecer o S.A.S. com a gente. É uma parceria que já possui seis anos e que está cada vez mais forte”, completa Adriana.
Para Marcos Moraes, diretor-geral do Rally dos Sertões, as ações sociais são parte do DNA do evento. “Todas essas atividades destinadas à população local são formas de agradecer o carinho e receptividade com que as comunidades recebem nossa caravana. É uma imensa satisfação poder contribuir e deixar um legado por onde passamos”, finaliza.
Confira alguns números de atendimentos realizados pelo S.A.S. Brasil nas últimas três edições do Rally dos Sertões:
– 23 mil km rodados com a prova
– 15 mil pessoas impactadas
– 3,7 mil atendimentos
– 500 consultas ginecológicas
– 1,9 mil triagens oftalmológicas
– 780 pares de óculos doados na hora
– 300 procedimentos cirúrgicos odontológicos
– 320 consultas pediátricas
– 452 consultas no mutirão de câncer de pele
– 3 mil doses de vermífugo aplicadas a crianças
– 2,3 mil crianças no cinema itinerante
– 3,8 mil crianças nas atividades de entretenimento e esportivas
– 823 mulheres nas palestras de saúde feminina
– 2 mil crianças nas aulas de escovação