Escola de Governo forma primeira turma de pós-graduação
Com duração de dois anos, curso foi ministrado pela FAAP/SP
O governador Marconi Perillo participou, na noite desta segunda-feira (29), da formatura da primeira turma de pós-graduação da Escola de Governo Henrique Santillo. Setenta e sete alunos, seus familiares e também autoridades lotaram as dependências do auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira (PPLT) para a solenidade, cuja abertura ficou por conta da execução do Hino Nacional nas vozes do Coral do PPLT.
O curso, intitulado Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Gerencial da Administração Pública, foi direcionado aos servidores públicos estaduais que participaram de um processo seletivo em 2013. O corpo acadêmico e o conteúdo ficaram por conta da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), uma das melhores faculdades de São Paulo. O Governo de Goiás investiu aproximadamente R$ 1,2 milhão no curso, que teve carga horária de 400 horas.
Servidor da Agência Brasil Central, Amador Carlos dos Santos estava entre os formandos. Para ele, foi uma grande oportunidade de melhorar sua performance profissional. “(A pós-graduação) me auxiliou para levar mais qualidade na prestação do meu serviço. Me deu formação, para que eu possa desempenhar com mais eficácia minhas atividades no dia a dia”, explicou.
O servidor Adonídio Neto Vieira Júnior falou em nome dos formandos. Ele agradeceu o governador pelo curso. Nas palavras de Adonídio, essa pós-graduação beneficia tanto quem participou do curso, quanto os cidadãos goianos. “Marconi Perillo, com audácia e coragem, está conduzindo nosso Estado rumo ao futuro. Sua iniciativa demonstra a preocupação com os servidores públicos e para com o povo goiano, que contará sempre com pessoas altamente capacitadas e qualificadas”, discursou. O aluno Ronaldo Pinheiro de Araújo completou os agradecimentos. “Estamos, Excelentíssimo Governador, prontos e inteiramente à disposição do Poder Executivo do Estado de Goiás para, juntos, construirmos um Estado ainda melhor para nossa população”, disse sob aplausos.
Presenteado com uma placa de agradecimento pelos alunos, Marconi explicou porque tem investido na Escola de Governo, que já formou 16.316 servidores. “A eficácia do Estado e de um governo é avaliada pela qualidade dos serviços prestados ao cidadão”.
Novos cursos – Marconi anunciou a abertura de três novos cursos de pós-graduação na Escola de Governo. Afirmou que, este ano, está com o foco em transformar Goiás em um dos estados mais competitivos do Brasil. Lembrou que está trazendo os melhores consultores de gestão em competitividade do País. E determinou à secretária Ana Carla Abrão (Fazenda) e Manoel Xavier (Interino da Secretaria de Gestão e Planejamento), que os formandos sejam colocados nos grupos de trabalho do Governo, que estão sendo formados para inserir Goiás entre as unidades mais competitivas da Federação.
Manoel Xavier comemorou o resultado do curso. Os trabalhos de conclusão (TCC’s) se tornaram uma espécie de revista científica, que contém estudos que abrangem grande parte das áreas da gestão, como Educação, Segurança Pública, Saúde, Trânsito etc. “Goiás tem trabalhado para fortalecer sua gestão com a melhoria da qualificação das pessoas que aqui desempenham suas atribuições. De modo que, com pessoas competentes, podemos traduzir as necessidades e os anseios da população em políticas públicas”, avaliou.
Goiás está à frente de São Paulo – De acordo com o coordenador dos cursos de pós-graduação da FAAP, professor Mário Pascarelli Filho, políticas de gestão pública, como a meritocracia e a capacitação permanente de servidores, colocam Goiás em posição de destaque em âmbito nacional. “Na medida em que o tempo passa se torna cada vez mais indispensável uma maior profissionalização na administração pública. (No campo da capacitação de servidores) Goiás está à frente de muitos estados – inclusive do Estado de São Paulo”, justificou.
Victor Mirshawka, diretor do Conselho de Ensino da FAAP, deixou aos alunos um conselho. “Dizem que informação não é conhecimento, mas também não é possível ter conhecimento sem informação. Aproveitem as informações que receberam para o bem do serviço público do Estado de Goiás.”
Participaram ainda da solenidade a superintendente da Escola de Governo, Liliane Morais Batista de Sá, o secretário Vilmar Rocha (Secima), Joaquim Mesquita (SSP), Luiz Maronezi (Secretário em exercício do Desenvolvimento), Francisco Taveira Neto (presidente do Ipasgo), entre outras autoridades.