Governador de Goiás determina ampliação do prazo de pagamento do IPVA 2017; veja calendário

Governador de Goiás determina ampliação do prazo de pagamento do IPVA 2017; veja calendário
Por decisão do governador, Sefaz e Detran reprogramam cronograma do imposto para quitação entre janeiro e novembro deste ano

23 de Janeiro de 2017

Foto: Divulgação 

Por decisão do governador, Sefaz e Detran reprogramam cronograma do imposto para quitação entre janeiro e novembro deste ano
Por decisão do governador, Sefaz e Detran reprogramam cronograma do imposto para quitação entre janeiro e novembro deste ano

Goiânia – Por determinação do governador Marconi Perillo, o Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) ampliaram o prazo de pagamento do IPVA 2017. O cronograma para pagamento neste ano começará no fim deste mês de janeiro e se encerrará em 30 de novembro. A mudança ocorre graças às medidas de austeridade fiscal implantadas nos últimos dois anos pelo governador, que garantiram o equilíbrio das contas públicas – em 2016, o Tesouro Estadual registrou superávit primário de R$ 600 milhões e superávit orçamentário de também R$ 600 milhões.tabela_o-motociclista

O calendário de pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2017 já pode ser acessado no site do Detran (www.detran.go.gov.br). O sistema do Detran já foi atualizado e os proprietários de veículos terão acesso aos boletos que poderão ser pagos em três parcelas ou parcela única. A alteração ainda será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

Proprietários que estiverem com endereços atualizados receberão os boletos em casa a partir do dia 16, já com as novas datas. Os contribuintes devem ficar atentos à nova tabela de vencimento. Quem não receber o boleto em casa, poderá imprimi-lo no site do órgão ou em qualquer unidade de atendimento do Detran. Na última parcela, é cobrado o licenciamento anual do veículo, o seguro obrigatório (DPVAT) e as multas. Somente após quitar todos os débitos, o usuário recebe o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV).

De acordo com o presidente do Detran, Manoel Xavier Ferreira Filho, a mudança no calendário foi possível graças à retomada da economia. “Em 2016, tínhamos um outro cenário e uma crise acentuada em todo o país. Ainda não estamos, onde gostaríamos, mas os ajustes feitos pelo governador no ano passado permitiram que, nesse ano, fosse possível diluir esse recebimento sem prejuízo às contas públicas”, explicou.

Na maioria dos estados brasileiros, a cobrança do IPVA é concentrada entre os meses de janeiro e abril. Em Pernambuco, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Paraná e Brasília, por exemplo, todos os finais de placas vencem até maio. “O governo é sensível às dificuldades financeiras enfrentadas pela maioria da sociedade. E, tão logo foi possível, retomou o calendário com prazo estendido”, afirma Manoel Xavier.

Cronograma
Conforme o cronograma divulgado, a primeira parcela de veículos com placa final 1 vence no dia 30 de janeiro de 2017; a segunda, dia 24 de fevereiro, e a terceira ou cota única (paga à vista) – junto com o licenciamento anual e o seguro obrigatório, além das multas – tem como data limite 27 de março de 2017. No caso de veículos com placas de final 2, que são os últimos na ordem de pagamento, a primeira parcela deverá ser paga no dia 10 de fevereiro, a segunda, no dia 10 de março e a última em 10 de abril. Confira tabela abaixo.

Fiscalização
A frota tributável em Goiás é de 3,07 milhões de veículos. Vale ressaltar que veículos novos, em seu primeiro ano, e com mais de 15 anos de uso, estão isentos da cobrança. O Detran informou que as ações de fiscalização nas ruas se iniciam a partir de 27 de abril e seguem até 29 de dezembro.

Descontos
Foram mantidos os descontos de 50% para veículos populares, como os carros 1.0 e motocicletas 125 cilindradas, sem infrações de trânsito cometidas no ano anterior e de 5% aos motoristas inscritos no Programa Nota Fiscal Goiana.

Compartilhe com os amigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *