Governo quer ampliar relação comercial com Norte da África

O governador Marconi Perillo destacou o interesse em ampliar as relações comerciais mantidas com os países do Norte africano, durante o Encontro Bilateral Brasil-Marrocos, em Marrakech, no último sábado. O evento, organizado pelo Lide-Brasil, que tem à frente o jornalista João Dória, teve a participação do embaixador Duque Estrada; representantes dos Ministérios das Relações Exteriores do Brasil e do Marrocos; o embaixador especial da Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO-ONU) Roberto Rodrigues, autoridades e empresários marroquinos.

A participação goiana teve como objetivo atrair investimentos para o Estado, além de ampliar as exportações para a região. De 1999 a 2014, o PIB de Goiás saltou de R$ 14 bilhões para R$ 150 bilhões, potencializado pela política de intercâmbio comercial com outras nações. Em pouco mais de uma década, a economia goiana passou de agropastoril para a agroindustrial.

Marconi ressaltou que desde 1999, Goiás registrou a criação de mais de 1 milhão de empregos, sendo 250 mil deles criados nos últimos quatro anos. Os índices de crescimento acima da média nacional atingidos pelo Estado também foram evidenciados no evento. Em 2012, segundo dados do IBGE, enquanto o PIB de Goiás cresceu 5,7%, o nacional foi apenas 1%. Programas de incentivo fiscal como o Produzir, a posição geográfica privilegiada, a estruturação da plataforma logística em Anápolis, e os investimentos pesados na infraestrutura viária ganharam destaque.

 

Compartilhe com os amigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *