Honda XRE 300 ABS 2019: a aventureira renovada
13 de novembro de 2018
Agora oferecida em versão única, com freios ABS de duplo canal, a XRE 300 ABS 2019 traz design renovado, sistema de iluminação full-LED e relação peso-potência ainda mais favorável.
Fotos: HondaGoiânia – A Honda XRE 300 ABS completará, em breve, uma década de mercado. Para comemorar esta marca, o modelo 2019 ganhou a mais completa renovação desde o lançamento. O característico design, marca registrada das XRE desde sempre, recebeu importantes atualizações sem perder sua marcante personalidade, uma mistura de solidez e dinamismo em proporções exatas. O resultado final é digno de nota: uma motocicleta ainda mais imponente, que orgulhosamente exclama seu espírito aventureiro.
O inédito conjunto de carenagens responsável pelo novo visual da XRE 300 ABS 2019 abrange laterais do tanque e traseiras. Elemento característico do modelo, a carenagem superior ao paralama foi preservada mas com formato inédito, que assim permite a imediata identificação da XRE 300 ABS 2019 como novidade absoluta.
Na traseira, alças laterais mais altas e largas também confirmam a atualização da versão 2019 além de proporcionar maior conforto e segurança para o passageiro. No entanto, será com certeza o conjunto de iluminação full-LED o símbolo de imediata identificação da versão atual: lanterna traseira, piscas e o grupo ótico dianteiro se valem da nova tecnologia de iluminação que poupa peso, consumo de energia e garante melhor eficiência e durabilidade.
Ainda no aspecto estético/prático, destaque também merecem os novos espelhos retrovisores e o painel “black-out” que agora traz dados sobre consumo médio e instantâneo.
Ponto de força do modelo desde os primórdios, o design da XRE se manteve atraente e atual no decorrer dos anos. Por conciliar formas agressivas e angulosas com superfícies que exaltam a reconhecida solidez, a decisão dos designers foi pela atualização e não revolução do conceito estético. Nesta versão 2019 a marcante personalidade das XRE 300 ABS continua plenamente presente, incorporada à inteligente modernização visual e aperfeiçoamentos que mantém as qualidades dinâmicas do modelo.
Tecnologia atualizada, confiabilidade e qualidades preservadas
No âmbito técnico a principal novidade da Honda XRE 300 ABS 2019 é a versão única ABS, com redução de peso (5,4 Kg) contribuindo para a melhor centralização de massas e maneabilidade. Na versão precedente da XRE 300 havia a possibilidade de optar pela versão standard (sem auxílio eletrônico à frenagem) ou pela versão equipada com o ABS.
Assim, a Honda XRE 300 ABS 2019 terá a versão dotada de frenagem ABS de duplo canal (dianteira e traseira independentes), cujo ajuste especial prevê o uso em terrenos de baixa aderência como terra, lama, areia e pedrisco. Este sistema de frenagem possibilitará ao piloto da XRE 300 ABS 2019 alternar o uso dos freios dianteiro e traseiro de maneira independente.
Destaque do modelo desde seus primórdios é a posição de pilotagem ereta, que oferece uma sensação de domínio amplificada pelo correto posicionamento do largo guidão, do confortável banco de dois níveis e das pedaleiras, que formando um triângulo perfeito permitem a pilotos das mais diferentes estaturas uma confortante sensação de controle pleno.
As suspensões de longo curso – telescópica na dianteira e monoamortecida vinculada ao consagrado sistema Pro-Link atrás (com regulagem na pré-carga da mola) – complementam a capacidade da XRE 300 ABS de oferecer o melhor conforto assim como de enfrentar pisos degradados, situação na qual os exclusivos aros de alumínio (medida 21 polegadas à frente e 18 polegadas atrás) garantem resistência superior.
Motor, usina de força econômica e confiável
O motor monocilíndro que equipa a XRE 300 ABS é um DOHC (Double Overhead Camshaft) arrefecido a ar, ciclo 4 tempos, de exatos 291,6cm3. Alimentado por injeção eletrônica PGM-FI se vale da tecnologia FlexOne que permite a utilização de etanol e gasolina em diferentes proporções. Abastecido apenas com etanol a potência máxima alcança um pico de 25,6 cv (25,4 cv com gasolina) a 7.500 rpm. O torque máximo com o combustível de origem vegetal é de 2,80 kgf.m (2,76 kgf.m com gasolina) a 6.000 rpm.
Superdimensionado – é o único 300cc de seu segmento – o motor da XRE 300 ABS tem a elogiável capacidade de manter as velocidades cruzeiro típicas da utilização rodoviária em regime de rotação baixo, o que favorece a durabilidade, baixo consumo e principalmente o conforto de marcha.
A transmissão final por corrente está associada a um câmbio de cinco velocidades, famoso por sua docilidade e robustez extrema, que tem como grande aliada a embreagem multidisco em banho de óleo, de acionamento macio mas capaz de suportar eventuais maus tratos, tão comuns em situações de trânsito pesado como na prática do off-road.
Preparada para mais uma década de sucesso, a Honda XRE 300 ABS em versão 2019 representa mais uma etapa na vida de um projeto de sucesso inegável – mais de 275 mil unidades vendidas no Brasil desde meados de 2009! – e que ora alcança sua maturidade plena. Confortável, com bom desempenho, econômica e robusta, chega ao ápice incorporando novas tecnologias (frenagem ABS, iluminação full-LED) sem perder as qualidades que a tornaram uma verdadeira “queridinha” dos brasileiros, entre elas o destacado e personalíssimo design agora ainda mais atraente.
A Honda XRE 300 ABS será oferecida nas novas cores Vermelho (Rally); Verde Fosco (Adventure); Azul Escuro Perolizado e Prata Metálico, e chegarão aos 1.100 pontos de venda Honda à partir do mês de novembro, com preço público sugerido de R$ 18.690,00 (Rally e Adventure) e por R$ 18.200,00, para as cores Azul e Prata, base Estado de São Paulo, não inclusas as despesas com frete/seguro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem. São oferecidas sete trocas de óleo gratuitas na rede de concessionárias Honda.
Principais caracteristicas da nova XRE 300 ABS
– Sistema de freios ABS (dois canais)
– Iluminação full-LED
– Design renovado
– Painel com dados referentes à consumo/autonomia
– Alças laterais e bagageiro inédito
– Novos espelhos retrovisores
– Relação peso-potência de 5,7kg/cv (6,0kg/cv na versão anterior)
– Peso seco 5,4 kg menor
– Quatro cores inéditas