Idosos celebram Dia da Consciência Negra
24 de Novembro de 2017
Nádia Lima
Goiânia – O Centro de Convivência de Idosos Cândida de Morais, da Organização das Voluntárias de Goiás, comemorou, no dia 24, o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A unidade foi decorada especialmente para o “Afro Vida”, com as fortes cores que remetem a África e muita música, que contagiava a todos. O evento encerrou as atividades da semana africana – também parte do mês da diversidade cultural, em que os idosos já aprenderam sobre cultura portuguesa e árabe.
Durante as comemorações, a idealizadora do evento, a educadora social da Vila Vida, Marlene Aparecida Gonçalves, falou um pouco sobre a cultura africana. Segundo ela, esta data é um momento para garantir que se olhe e se fale mais sobre os direitos humanos. “Os mecanismos de exclusão continuam presentes em nossa sociedade. Agradeço a OVG pelo apoio na discussão dessa causa e da cultura afrodescendente, que tanto contribuiu para a formação do nosso Brasil,” disse Marlene.
A programação contou ainda com apresentação do coral da unidade, Viva Mais. Na sequência, o grupo de dança da Vila Vida apresentou as coreografias “Canto das Três Raças e Pérola Negra” e “Gingado do Maculelé”. Logo depois, todos os idosos caíram na dança ao som de músicas afro. Foi servido um caldo de feijão, remetendo à culinária africana.
Ao longo da semana, os frequentadores do CCI Cândida de Morais bordaram camisetas com figuras de mulheres negras, na técnica de patch work; participaram de roda de conversa sobre consciência negra, além de aprenderem a fazer um bolo típico, com fubá de milho e enrolado na folha de bananeira, conhecido como pau a pique, durante as atividades de cozinha terapêutica. Dona Zaine Drumond, de 60 anos, participou de todas as atividades da semana especial e mostrava, orgulhosa, a camiseta que ela mesma bordou. “Aprendi sobre respeito. Todos têm seu valor”, avalia.
A diretora de Ações Sociais da OVG, Helca de Sousa Nascimento, representou o diretor geral da OVG, Major Augusto, no evento. “A celebração da Consciência Negra é uma das expressões mais ricas para o fortalecimento da cultura afrodescendente,” ressaltou.
Desde 2014, as quatro unidades da OVG, que trabalham com a terceira idade, comemoram o Dia da Consciência Negra com o “Afro Vida”.
Na quinta-feira, 23, o Centro de Convivência de Idosos Vila Vida também celebrou o “Afro Vida”. O espaço ficou lotado de moradores e frequentadores da unidade, que prestigiaram a atividade de conscientização sobre a cultura afrodescendente, bem como suas conquistas, lutas e importância dentro da história do Brasil.
Com programação semelhante, a comemoração também será realizada na próxima semana, nos dias 28 e 30 de novembro, respectivamente, no Centro de Convivência de Idosos Norte Ferroviário e Complexo Gerontológico Sagrada Família.