Nova família 500 da Honda: mais design conforto e esportividade

Nova família 500 da Honda: mais design conforto e esportividade

28 de Julho de 2016

Fotos: Divulgação / Honda

Modelos chegam à rede de concessionárias com visual mais agressivo e moderno, mas sem perder a facilidade na condução
Modelos chegam à rede de concessionárias com visual mais agressivo e moderno, mas sem perder a facilidade na condução

São Paulo – Opção perfeita para quem busca a primeira motocicleta de alta cilindrada, a família Honda 500 é sucesso consolidado de vendas no Brasil. Projetadas para quem precisa de um meio de locomoção eficaz e econômico, tanto para o
dia-a-dia quanto para viajar aos fins-de-semana, as versões 2016 da naked
CB 500F, da esportiva CBR 500R e da crossover CB 500X chegam com novo design, novas cores e grafismos, além de novidades e melhorias que dão um toque a mais na esportividade, mas sem deixar de lado o conforto e a facilidade de pilotagem.

Ainda mais esportivas

Tanto visualmente quanto na sua estrutura, os três modelos incorporaram novidades, a começar pelas carenagens, com linhas mais fluidas e que conferem maior porte aos modelos. Agora, farol e lanternas são em LED, proporcionando mais segurança para o motociclista, além de agregar modernidade ao visual.

O manete de freio também foi dimensionado, ganhando melhor empunhadura e visual mais esportivo. O item pode ser ajustável, melhorando a dirigibilidade.
O design arrojado também pode ser notado no novo recorte do assento do piloto, mais próximo agora de modelos esportivos, que proporciona um melhor ajuste do corpo ao modelo e foi projetado para atender com conforto motociclistas de diferentes estaturas. As alças do garupa agora são embutidas na carenagem contam com design renovado, trazendo ainda mais segurança e modernidade ao visual do modelo. Na CB 500X, o apelo aventureiro foi valorizado com a adoção de um para-brisa mais alto com até duas possibilidades de montagem, conferindo maior proteção contra o clima, perfeito para viagens mais longas.

Os três modelos contam com painel de instrumentos digital de fácil leitura, incluindo velocímetro, conta-giros por gráfico de barras, relógio, hodômetro (total e parcial), consumo de combustível (instantâneo e média), além de indicadores de diagnóstico do motor. A chave de ignição “tipo wave”, com novo visual, dá o toque final.

Potência e maneabilidade campeãs

A nova família Honda 500 compartilha a mesma base mecânica, com chassi do tipo Diamond Frame, produzido em tubos de aço, leve e robusto, que oferece boa elasticidade, facilitando a pilotagem. A suspensão dianteira conta com garfo telescópico ajustável, o que traz uma significativa melhora para a sua maneabilidade, principalmente para quem busca uma pilotagem mais esportiva. Da mesma forma, a suspensão traseira (Pro-Link) ganhou um novo ajuste. Além disso, a centralização de massas, com o motor próximo ao braço oscilante da suspensão traseira, permite melhor distribuição do peso e mais estabilidade em curvas.

A linha traz, nas três versões, rodas de liga leve com diâmetro de 17 polegadas e pneus 120/70-ZR17M/C (dianteira) e 160/60-ZR17M/C (traseira). A partir de agora, todos os modelos chegam equipados com pneus Dunlop. O moderno conjunto de freios a disco na dianteira (320 mm) e traseira (240 mm), proporciona o máximo de segurança e conforto em qualquer situação do
dia-a-dia. Todos os modelos contam com assistência ABS, que minimizam a possibilidade de travamento das rodas e oferecem total segurança mesmo em situações de frenagem mais bruscas. A CB 500F ainda tem como opção a versão sem o sistema antitravamento.

A tradicional e confiável motorização bicilíndrica, reconhecida pela boa relação de potência, torque e suavidade no manejo também é amigável com o meio ambiente, adequada para atender aos requisitos do PROMOT-4 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares). O propulsor de quatro tempos e 471 cm3 – DOHC (Double Over Head Camshaft) -, com duplo comando de válvulas no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e arrefecimento a líquido, desenvolve potência máxima de 50,4 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 4,55kgf.m a 7.000 rpm. O sistema PGM-FI de injeção de combustível permite respostas imediatas ao comando do acelerador.

Em todos os modelos o tanque de combustível também foi redimensionado, aumentando a capacidade de combustível (gasolina) em cerca de 1L nas para os modelos CB500F e CBR500R, totalizando 16,7L e mais 0.4L para a versão X, totalizando 17,7L. O acréscimo permite um aumento considerável na autonomia, principalmente para quem utiliza os modelos em ambiente urbano. O câmbio de seis velocidades e embreagem multidisco oferece engates suaves e precisos, característica que possibilita excelente desempenho do conjunto tanto em trechos urbanos quanto na estrada.  A tampa do tanque de combustível também foi reestilizada nos três modelos e está mais esportiva.

O modelos da linha 500 chegam às concessionárias em julho. A CB500F estará disponível nas cores preto (standard e ABS), branco e vermelho (somente ABS), já a CB 500X, estará disponível em versão única ABS nas cores branco e vermelho. Já a CBR 500R, também em versão única estará disponível nas cores preto e vermelho.

Todas as motocicletas da família 500 têm três anos de garantia, sem limite de quilometragem. Os proprietários contam ainda com o serviço de assistência Honda Assistance 24h durante o período de vigência da garantia (3 anos) em todo o território nacional e em países do Mercosul, uma exclusividade Honda

 

MODELO VERSÕES CORES PREÇO
CB500F ABS E STD PRETO (ABS E STD) VERMELHO E BRANCO (ABS) R$ 26.000,00 (STD)
R$ 28.000,00 (ABS)
CBR500R ABS PRETO E VERMELHO R$ 29.000,00
CB500X ABS BRANCO E VERMELHO R$ 29.900,00

 

Especificações Técnicas / Linha Honda 500 modelo 2016
Motor CB 500F CBR 500R CB 500X
Tipo DOHC, dois cilindros,
4 tempos, refrigeração líquida
DOHC, dois cilindros,
4 tempos, refrigeração líquida
DOHC, dois cilindros,
4 tempos, refrigeração líquida
Cilindrada 471 cc 471 cc 471 cc
Diâmetro x curso 67,0 x 66,8 mm 67,0 x 66,8 mm 67,0 x 66,8 mm
Potência máxima 50,4 CV a 8.500 rpm 50,4 CV a 8.500 rpm 50,4 CV a 8.500 rpm
Torque máximo 4,55 kgf.m  a 7.000 rpm 4,55 kgf.m a 7.000 rpm 4,55 kgf.m  a 7.000 rpm
Sistema de alimentação Injeção Eletrônica PGM FI Injeção Eletrônica PGM FI Injeção Eletrônica PGM FI
Relação de compressão 10.7 : 1 10.7 : 1 10.7 : 1
Sistema de lubrificação Forçada, por bomba trocoidal Forçada, por bomba trocoidal Forçada, por bomba trocoidal
Transmissão 6 velocidades 6 velocidades 6 velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo Multidisco em banho de óleo Multidisco em banho de óleo
Sistema de partida Elétrica Elétrica Elétrica
Combustível Gasolina Gasolina Gasolina

Sistema elétrico
Ignição Eletrônica Eletrônica Eletrônica
Bateria 12V – 8.6 Ah 12V – 8.6 Ah 12V – 8.6 Ah
Farol LED LED LED

Chassi
Tipo Diamond Frame. Diamond Frame. Diamond Frame.
Suspensão diant / curso Garfo telescópico – 120 mm Garfo telescópico – 120 mm Garfo telescópico – 140 mm
Suspensão tras / curso Pro-Link – 119 mm Pro-Link – 119 mm Pro-Link – 118 mm
Freio diant / diâmetro Disco – 320 mm Disco – 320 mm Disco – 320 mm
Freio tras / diâmetro Disco – 240 mm Disco – 240 mm Disco – 240 mm
Pneu dianteiro 120/70 ZR17M/C 120/70 ZR17M/C 120/70 ZR17M/C
Pneu traseiro 160/60 ZR17M/C 160/60 ZR17M/C 160/60 ZR17M/C

Dimensões
Comp x larg x alt 2.081 x 791 x 1.056 mm 2.081 x 756 x 1.150 mm 2.098 x 826 x 1.358 mm
Dist. entre eixos 1409 mm 1409 mm 1421 mm
Dist. mínima do solo 156 mm 140 mm 167 mm
Altura do assento 789 mm 789 mm 812 mm
Capacidade do tanque 16,7 L (3,2 L ) 16,7 L (3,2 L ) 17,7 L. (2,8 L )
Peso seco: 176 kg
(178 KG ABS)
183 kg 183 kg
Compartilhe com os amigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *