Nova família 500 da Honda: mais design conforto e esportividade
28 de Julho de 2016
Fotos: Divulgação / Honda
São Paulo – Opção perfeita para quem busca a primeira motocicleta de alta cilindrada, a família Honda 500 é sucesso consolidado de vendas no Brasil. Projetadas para quem precisa de um meio de locomoção eficaz e econômico, tanto para o
dia-a-dia quanto para viajar aos fins-de-semana, as versões 2016 da naked
CB 500F, da esportiva CBR 500R e da crossover CB 500X chegam com novo design, novas cores e grafismos, além de novidades e melhorias que dão um toque a mais na esportividade, mas sem deixar de lado o conforto e a facilidade de pilotagem.
Ainda mais esportivas
Tanto visualmente quanto na sua estrutura, os três modelos incorporaram novidades, a começar pelas carenagens, com linhas mais fluidas e que conferem maior porte aos modelos. Agora, farol e lanternas são em LED, proporcionando mais segurança para o motociclista, além de agregar modernidade ao visual.
O manete de freio também foi dimensionado, ganhando melhor empunhadura e visual mais esportivo. O item pode ser ajustável, melhorando a dirigibilidade.
O design arrojado também pode ser notado no novo recorte do assento do piloto, mais próximo agora de modelos esportivos, que proporciona um melhor ajuste do corpo ao modelo e foi projetado para atender com conforto motociclistas de diferentes estaturas. As alças do garupa agora são embutidas na carenagem contam com design renovado, trazendo ainda mais segurança e modernidade ao visual do modelo. Na CB 500X, o apelo aventureiro foi valorizado com a adoção de um para-brisa mais alto com até duas possibilidades de montagem, conferindo maior proteção contra o clima, perfeito para viagens mais longas.
Os três modelos contam com painel de instrumentos digital de fácil leitura, incluindo velocímetro, conta-giros por gráfico de barras, relógio, hodômetro (total e parcial), consumo de combustível (instantâneo e média), além de indicadores de diagnóstico do motor. A chave de ignição “tipo wave”, com novo visual, dá o toque final.
Potência e maneabilidade campeãs
A nova família Honda 500 compartilha a mesma base mecânica, com chassi do tipo Diamond Frame, produzido em tubos de aço, leve e robusto, que oferece boa elasticidade, facilitando a pilotagem. A suspensão dianteira conta com garfo telescópico ajustável, o que traz uma significativa melhora para a sua maneabilidade, principalmente para quem busca uma pilotagem mais esportiva. Da mesma forma, a suspensão traseira (Pro-Link) ganhou um novo ajuste. Além disso, a centralização de massas, com o motor próximo ao braço oscilante da suspensão traseira, permite melhor distribuição do peso e mais estabilidade em curvas.
A linha traz, nas três versões, rodas de liga leve com diâmetro de 17 polegadas e pneus 120/70-ZR17M/C (dianteira) e 160/60-ZR17M/C (traseira). A partir de agora, todos os modelos chegam equipados com pneus Dunlop. O moderno conjunto de freios a disco na dianteira (320 mm) e traseira (240 mm), proporciona o máximo de segurança e conforto em qualquer situação do
dia-a-dia. Todos os modelos contam com assistência ABS, que minimizam a possibilidade de travamento das rodas e oferecem total segurança mesmo em situações de frenagem mais bruscas. A CB 500F ainda tem como opção a versão sem o sistema antitravamento.
A tradicional e confiável motorização bicilíndrica, reconhecida pela boa relação de potência, torque e suavidade no manejo também é amigável com o meio ambiente, adequada para atender aos requisitos do PROMOT-4 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares). O propulsor de quatro tempos e 471 cm3 – DOHC (Double Over Head Camshaft) -, com duplo comando de válvulas no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e arrefecimento a líquido, desenvolve potência máxima de 50,4 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 4,55kgf.m a 7.000 rpm. O sistema PGM-FI de injeção de combustível permite respostas imediatas ao comando do acelerador.
Em todos os modelos o tanque de combustível também foi redimensionado, aumentando a capacidade de combustível (gasolina) em cerca de 1L nas para os modelos CB500F e CBR500R, totalizando 16,7L e mais 0.4L para a versão X, totalizando 17,7L. O acréscimo permite um aumento considerável na autonomia, principalmente para quem utiliza os modelos em ambiente urbano. O câmbio de seis velocidades e embreagem multidisco oferece engates suaves e precisos, característica que possibilita excelente desempenho do conjunto tanto em trechos urbanos quanto na estrada. A tampa do tanque de combustível também foi reestilizada nos três modelos e está mais esportiva.
O modelos da linha 500 chegam às concessionárias em julho. A CB500F estará disponível nas cores preto (standard e ABS), branco e vermelho (somente ABS), já a CB 500X, estará disponível em versão única ABS nas cores branco e vermelho. Já a CBR 500R, também em versão única estará disponível nas cores preto e vermelho.
Todas as motocicletas da família 500 têm três anos de garantia, sem limite de quilometragem. Os proprietários contam ainda com o serviço de assistência Honda Assistance 24h durante o período de vigência da garantia (3 anos) em todo o território nacional e em países do Mercosul, uma exclusividade Honda
MODELO | VERSÕES | CORES | PREÇO |
CB500F | ABS E STD | PRETO (ABS E STD) VERMELHO E BRANCO (ABS) | R$ 26.000,00 (STD) |
R$ 28.000,00 (ABS) | |||
CBR500R | ABS | PRETO E VERMELHO | R$ 29.000,00 |
CB500X | ABS | BRANCO E VERMELHO | R$ 29.900,00 |
Especificações Técnicas / Linha Honda 500 modelo 2016 | |||
Motor | CB 500F | CBR 500R | CB 500X |
Tipo | DOHC, dois cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida |
DOHC, dois cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida |
DOHC, dois cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida |
Cilindrada | 471 cc | 471 cc | 471 cc |
Diâmetro x curso | 67,0 x 66,8 mm | 67,0 x 66,8 mm | 67,0 x 66,8 mm |
Potência máxima | 50,4 CV a 8.500 rpm | 50,4 CV a 8.500 rpm | 50,4 CV a 8.500 rpm |
Torque máximo | 4,55 kgf.m a 7.000 rpm | 4,55 kgf.m a 7.000 rpm | 4,55 kgf.m a 7.000 rpm |
Sistema de alimentação | Injeção Eletrônica PGM FI | Injeção Eletrônica PGM FI | Injeção Eletrônica PGM FI |
Relação de compressão | 10.7 : 1 | 10.7 : 1 | 10.7 : 1 |
Sistema de lubrificação | Forçada, por bomba trocoidal | Forçada, por bomba trocoidal | Forçada, por bomba trocoidal |
Transmissão | 6 velocidades | 6 velocidades | 6 velocidades |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo | Multidisco em banho de óleo | Multidisco em banho de óleo |
Sistema de partida | Elétrica | Elétrica | Elétrica |
Combustível | Gasolina | Gasolina | Gasolina |
Sistema elétrico |
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Ignição | Eletrônica | Eletrônica | Eletrônica |
Bateria | 12V – 8.6 Ah | 12V – 8.6 Ah | 12V – 8.6 Ah |
Farol | LED | LED | LED |
Chassi |
|||
Tipo | Diamond Frame. | Diamond Frame. | Diamond Frame. |
Suspensão diant / curso | Garfo telescópico – 120 mm | Garfo telescópico – 120 mm | Garfo telescópico – 140 mm |
Suspensão tras / curso | Pro-Link – 119 mm | Pro-Link – 119 mm | Pro-Link – 118 mm |
Freio diant / diâmetro | Disco – 320 mm | Disco – 320 mm | Disco – 320 mm |
Freio tras / diâmetro | Disco – 240 mm | Disco – 240 mm | Disco – 240 mm |
Pneu dianteiro | 120/70 ZR17M/C | 120/70 ZR17M/C | 120/70 ZR17M/C |
Pneu traseiro | 160/60 ZR17M/C | 160/60 ZR17M/C | 160/60 ZR17M/C |
Dimensões |
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Comp x larg x alt | 2.081 x 791 x 1.056 mm | 2.081 x 756 x 1.150 mm | 2.098 x 826 x 1.358 mm |
Dist. entre eixos | 1409 mm | 1409 mm | 1421 mm |
Dist. mínima do solo | 156 mm | 140 mm | 167 mm |
Altura do assento | 789 mm | 789 mm | 812 mm |
Capacidade do tanque | 16,7 L (3,2 L ) | 16,7 L (3,2 L ) | 17,7 L. (2,8 L ) |
Peso seco: | 176 kg (178 KG ABS) |
183 kg | 183 kg |