OVG e Mega Moda firmam parceria para beneficiar adolescentes grávidas
30 de setembro de 2019
Clube da Costura oferecerá cursos de moda para programa “Meninas de Luz” e deve atender mais de 200 jovens
Fotos: Cristina CabralGoiânia- A oportunidade de uma vida mais digna. É isso que a atual gestão da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) tem proporcionado ao estabelecer parcerias para melhorar o atendimento que oferece em todas as regiões do Estado.
Nesta sexta-feira, 27 de setembro, a instituição assinou Termo de Cooperação Técnica com o Clube da Costura do Mega Moda que beneficiará as adolescentes e jovens atendidas pelo Programa Meninas de Luz.
As futuras mamães serão capacitadas, gratuitamente, com cursos na área de moda, corte e costura. A expectativa é que as aulas comecem já na próxima semana, com uma turma de 20 alunas. Em um ano, a expectativa é que mais de 200 jovens sejam beneficiadas com a parceria.
O acordo prevê ainda a possibilidade do aproveitamento da mão de obra das adolescentes no polo goiano de confecções.
“Essa é a chance que faltava para essas meninas. Não é fácil ser mãe tão jovem. Com essa parceria, elas passam a ter uma oportunidade real de uma vida mais digna. Isso muito nos gratifica”, disse a presidente de honra da OVG, Gracinha Caiado.
Durante o evento, realizado no Mega Moda, em Goiânia, a primeira-dama fez questão de destacar o papel que a OVG tem desempenhado no governo Ronaldo Caiado e a importância de se ter um outro olhar sobre a área social.
“Sei que alguns políticos se preocupam com voto; empresários se preocupam com capital; mas eu só tenho um pensamento: as pessoas. As pessoas mais carentes. É isso por elas que nós da OVG, do Gabinete de Políticas Sociais temos nos dedicado”, asseverou.
A diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, destacou que o curso de Corte e Costura é interessante porque capacita as meninas para trabalhar em casa, sendo uma oportunidade de renda. “É um desafio muito grande ser mãe, ainda mais tão jovem. Queremos que essas meninas possam trabalhar, sem prejuízo à maternidade e à criação da criança”, disse.
Carlos Luciano Martins Ribeiro, presidente do Grupo Mega Moda, acrescentou que a parceria com a OVG é o primeiro passo para tornar Goiás o Estado da moda.
“Essa produção toda, que está crescendo, precisa de mão de obra especializada para que a gente possa não só produzir volume, mas produzir qualidade. Essa parceria, que iniciamos hoje, dá a oportunidade do conhecimento. Mas, mais que isso, de abrir as portas para o mercado de trabalho”, explicou.
Segundo o presidente do Grupo Mega Moda só a região da Rua 44, em Goiânia, abriga 12 mil lojas de roupas, que vendem para o Brasil todo e todas precisam de costureiras qualificadas para fabricar as peças.
Clube de Costura
O Clube da Costura, projeto institucional do Mega Moda com foco em profissionalizar e desenvolver a moda, vencedor do Prêmio Abrasce 2019 na categoria Campanhas Institucionais – Shoppings com ABL menor que 30 mil, é um espaço que realiza diversos workshops, treinamentos, palestras, cursos livres, voltados para o universo da moda.
O espaço é ideal para quem ama costurar, mas não possui máquina de costura, mesa de corte e manequins à disposição o tempo todo.
Meninas de Luz
Possibilita atendimento psicossocial e de apoio à saúde para adolescentes e jovens grávidas, de até 21 anos, incluindo vítimas de violência ou exploração sexual. O programa trabalha com uma equipe multidisciplinar, que trata de temas relacionados a educação sexual, saúde, cuidados com o bebê, planejamento familiar e direitos do cidadão. São oferecidas aulas de artesanato, como forma de aumentar a renda familiar e desenvolver a criatividade.
O programa oferece palestras, atendimentos psicológicos e odontológicos, oficinas de artesanato e de beleza. As futuras mamães ainda participam de passeios e ensaios fotográficos. Elas também são estimuladas a tomar gosto pelos livros no Cantinho da Leitura, um espaço destinado à leitura.
Antes do parto, as gestantes ganham um kit de enxoval para bebê e após o nascimento da criança, a jovem continua recebendo orientação e apoio por um ano. De janeiro a agosto de 2019, a iniciativa atendeu uma média mensal de 228 grávidas.