Paulo Garcia compromete-se a entregar 40% das obras do Puama até o final do ano
30 de Agosto de 2016
Fotos: Ângela Macário
Goiânia – “O Projeto Ambiental Macambira Anicuns [Puama] é uma obra sensacional. Com certeza, nós moradores estamos gratos ao prefeito Paulo Garcia. Porque tudo o que o projeto traz – ciclovias, parques, pistas de caminhada – revertem em benefícios e melhoria da qualidade de nossas vidas”. As palavras do vendedor de carros e morador do bairro Cachoeira Dourada, André Macalé, expressam bem o sentimento da população da Região Sudoeste, que já desfruta o desenvolvimento levado pelo Puama, projeto de requalificação que beneficiará diretamente a população de 130 bairros de Goiânia. O agradecimento foi feito durante a visita do prefeito e de profissionais da imprensa às obras do Programa, na manhã desta terça-feira, 30. Paulo Garcia fez questão de mostrar de perto o andamento das obras.
O roteiro da visita incluiu os trabalhos para implantação da Alameda Professor Hélio França, no Setor Faiçalville, a construção de um Parque de Vizinhança para a comunidade do Residencial Aquarius e a recuperação das margens no Córrego Macambira, no Conjunto Cachoeira Dourada. Segundo o prefeito, até o final deste ano 40% do parque linear estarão concluídos. “Vou entregar os trechos 1, 2 e 3 como me comprometi”, enfatizou o prefeito.
O chefe do executivo municipal lembrou que antes do início das obras, nos locais por onde o projeto hoje é executado, praticamente não havia nada além de erosões, esgoto a céu aberto e degradação do meio ambiente. “Em todo esse trecho, não havia sequer uma árvore plantada. Com o projeto, já plantamos mais de 20 mil mudas. Além disso, também construímos ruas em avenidas na região e um novo corredor entre o Novo Horizonte e o Eldorado. E vieram outros benefícios, como calçadas para caminhada, iluminação com fiação subterrânea, estações de ginástica e ciclovias’, afirmou Paulo Garcia.
Acompanhado do coordenador do Puama, Nelcivone Melo, o prefeito destacou ainda o fato do projeto ser uma obra de porte internacional, que faz parte do portfólio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em seguida, Paulo Garcia lamentou o desconhecimento por parte de alguns postulantes a prefeito da Capital da dimensão e importância da obra para Goiânia. “Espero que os candidatos que desejam administrar esta cidade conheçam a obra e dêem continuidade a ela, até porque estou deixando recursos para isso, o financiamento já existe”, disse.
Na avaliação do prefeito, com planejamento e vontade política será possível à próxima gestão da cidade concluir o total da obra. “Não posso afirmar com certeza, pois dependerá de quem for administrar a capital. Mas, dentro de um planejamento, é possível terminá-la em mais quatro anos”, considerou.
Morador do Faiçalville, o gerente de produção João Carlos Saldanha Júnior mostrou satisfação por ter acreditado no desenvolvimento da Região. “Moro aqui faz quatro anos. Muita gente me dizia que a obra iria demorar dez anos. Eu acreditei e, olhe aí, que maravilha. Eu que sou um cara que pratica esporte, gosto de lazer e estou com o Parque em frente a minha casa”, comemorou.
A Prefeitura de Goiânia atua forte para garantir a conclusão dos 40% da obras. Atualmente, o trabalho envolve 12 frentes de serviço, com 370 trabalhadores e 102 equipamentos.
Últimas obras entregues
No dia 16, a prefeitura liberou em tempo recorde (de 60 para 30 dias) o trânsito na Avenida César Lattes, no setor Novo Horizonte. O trecho entre as avenidas C e Berlim ficou interditado para ampliação do bueiro, que duplicou a capacidade de vazão, corrigindo o problema de alagamentos no local. Outra inauguração do Programa, na semana passada, foi a do Centro de Saúde da Família São Francisco, que atesta o compromisso social do Puama.
Em toda a sua extensão, o Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns beneficiará diretamente mais de 130 bairros e 350 mil pessoas. A gestão do prefeito Paulo Garcia estima que até o fim do mandato serão concluídos 40% do total das obras.