POLÍCIA CIVIL PRENDE UM DOS MAIORES ASSALTANTES DE BANCOS DO ESTADO DA BAHIA EM ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS

POLÍCIA CIVIL PRENDE UM DOS MAIORES ASSALTANTES DE BANCOS DO ESTADO DA BAHIA EM ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS

14 de Fevereiro de 2020

Homem estava morando no município da região do Entorno do Distrito Federal e utilizava um nome falso; histórico de sucesso da polícia goiana em casos desta modalidade é frequente na atual gestão do Governo de Goiás

Foto: Policia Civil / DivulgaçãoA Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio do Grupo Antirroubo a Banco (GAB) da Delegacia de Investigações Criminais e do Grupo Tático (GT3), realizou, nesta semana, a prisão de um homem de 40 anos, considerado um dos maiores assaltantes de bancos do estado da Bahia. A ação, ocorrida em Águas Lindas de Goiás, região do Entorno do DF, estava investigando o suspeito por furto e roubo a caixas eletrônicos na cidade.

Os crimes, em questão, cometidos pelo suspeito, ocorreram respectivamente na madrugada do dia 22 de maio de 2019 em uma farmácia situada no Setor Guaíra I, e na madrugada do dia 03 de novembro de 2019, em uma galeria localizada no Setor Parque da Barragem, Setor 08, ambos em Águas Lindas de Goiás. Na segunda atuação, o suspeito rendeu o segurança do local restringindo a sua liberdade enquanto realizavam o “corte” dos terminais de autoatendimento bancário.

O investigado possui condenação por roubo a bancos na modalidade cangaço no estado da Bahia, é investigado também pelo envolvimento a roubos de carros-forte e morava no município de Águas Lindas há três anos utilizando um nome falso para evitar a sua prisão.

Ainda de acordo com a polícia, no momento da prisão, o indivíduo estava dirigindo um Fiat Uno e tentou escapar da ação policial, sendo perseguido e capturado, após não obedecer às ordens de parada e bater o carro contra um muro. Agora, segundo o delegado José Antonio Podestá, chefe da GAB, o suspeito está preso na Delegacia Estadual de Capturas e deve ser encaminhado, em breve, à Delegacia de Prisão Provisória (CPP), em Aparecida de Goiânia.

Casos recentes

Vale lembrar que neste anos outras operações envolvendo roubos a bancos ou tentativas foram solucionadas por policias goianos. O primeiro caso de sucesso do ano, em janeiro, foi com a participação da Polícia Militar de Goiás na operação integrada que resultou na prisão de um dos assaltantes mais procurados do Brasil, suspeito de assaltar bancos e carros-fortes, que estava foragido há 12 anos e que foi detido em Salvador, na Bahia.

A operação foi iniciada pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que solicitou apoio do serviço de inteligência da PM de Goiás. A Polícia Militar da Bahia, a Polícia Militar do Distrito Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também participaram da ação. E após concluída, a PM de Goiás recebeu os cumprimentos do ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro. “E um a um caem os criminosos, parabéns a todas as forças envolvidas, especialmente à Polícia Militar de Goiás e ao auxílio da SEOPI/MJSP”, afirmou o ministro à epóca.

Em fevereiro, três suspeitos foram mortos, cinco presos, armas e explosivos apreendidos em resultado de uma ação conjunta entre as polícias Civil e Militar que impediu a explosão de caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil em Buriti Alegre. A quadrilha, que já vinha sendo monitorada por equipes do Grupo Anti Roubos a Bancos (GAB) – da PC e da Rotam -, foi flagrada logo após quebrar os vidros da agência do Banco do Brasil e instalar os explosivos em um dos caixas eletrônicos. A operação também ficou conhecida nacionalmente.

Queda de roubos em Goiás

Além destes casos recentes, os roubos também apresentaram quedas expressivas. Roubos de veículos (-57,89%), roubos a transeuntes (-45,88%), roubos de carga (-59,82%), roubos ao comércio (-39,35%), roubos a residências (-8,70%), roubos a instituições financeiras (-83,33%). Em 2019 não teve ocorrências de explosão de caixa eletrônico conhecida como “Novo Cangaço”. Essa modalidade criminosa reduziu 100%.

Para os próximos meses de 2020 e os próximos anos, a determinação do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), é de que as polícias Civil e Militar intensifiquem ainda mais o combate a crimes em todo o Estado graças as equipes especializadas presentes no Estado, dando total liberdade para que as forças policiais atuem, tendo como único limite a lei.

Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027

Compartilhe com os amigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *