Prefeito Iris Rezende cria 500 novas vagas de educação infantil

Prefeito Iris Rezende cria 500 novas vagas de educação infantil

28 de Junho de 2017

Novo Cmei localizado no Jardim América atenderá crianças com idade entre 3 e 5 anos

Fotos: Jackson Rodrigues

Goiânia – A inauguração do primeiro Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) da gestão de Iris Rezende marca o início da ampliação da rede de atendimento educacional prevista para toda Goiânia. A região Sul foi a primeira a ser contemplada pela administração municipal, com 500 novas vagas criadas com a abertura do Cmei Jardim América II. Em solenidade realizada hoje, 27, pela manhã, o prefeito Iris Rezende entregou a nova instituição à comunidade, que prestigiou o evento acompanhada de autoridades e servidores da Educação Municipal.

A nova instituição já pode receber matrículas para crianças com idade entre 3 e 5 anos e 11 meses, via Portal da Prefeitura de Goiânia. Com espaço amplo, possui área total de 480 m² e estrutura dividida em 19 salas, cozinha, lavanderia, depósito, espaço recreativo e pátio com espaço coberto na área de alimentação. As crianças serão atendidas em período parcial, sendo 11 turmas de manhã e 11 à tarde. A nova instituição receberá as crianças para atendimento no início de agosto, após as férias escolares que iniciam no próximo dia 3.

Para Iris Rezende, o trabalho desenvolvido nos centros municipais de educação infantil é referência de educação de qualidade. “Nosso objetivo é fazer com que todas as crianças, cujas mães tenham que trabalhar durante o dia, sejam cuidadas pela Prefeitura por meio dos Cmei. O Cmei é especial, não é simplesmente uma creche. Neles, até os brinquedos são direcionados a despertar o conhecimento da criança. Então, é uma conjugação de amor, de preocupação com o desenvolvimento da criança”, enalteceu.

O secretário de Educação e Esporte, Marcelo Costa, ressaltou que a inauguração do novo Cmei é resultado do esforço coletivo da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) e resulta da reengenharia administrativa iniciada em janeiro. “Essa escola representa para nós a primeira de muitas iniciativas que vamos fazer para a melhoria da Educação. É bom lembrar que esta que está sendo inaugurada é entregue em conjunto com 20 instituições que foram reformadas junto com o Programa Escola Viva”, pontuou ao citar a iniciativa de manutenção permanente de prédios escolares lançado recentemente pela SME.

Ampliação da Rede

Com 29 mil crianças com idade entre 6 meses e 6 anos (incompletos) atendidas na rede municipal, o secretário destacou que serão celebrados dois novos convênios, para o início do segundo semestre, que criarão 170 vagas de tempo integral, sendo 80 na região Norte e 90 na região Noroeste. “Cada escola deve ser muito bem pensada e colocada onde as pessoas realmente necessitam, para que nós possamos entregar esse serviço em Educação que as pessoas tanto precisam em Goiânia”, afirmou Costa.

O secretário ressaltou ainda ações planejadas para ampliar este atendimento para um número cada vez maior de crianças. “Estamos implementando outras ações como as salas modulares e as bolsas que vão ajudar a reduzir o número de déficit que temos na Capital. Nós temos 46 obras que estão paralisadas, destas, 35 não saíram do papel. Estamos reformulando toda a parte de projeto e conversando com o Ministério da Educação”, frisou.

(SECON / Educação e Esporte)

Compartilhe com os amigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *