Só para mulheres: mercado de acessórios ‘descobre’ as motociclistas
Não faz muito tempo o máximo que uma loja especializada em artigos para motociclistas poderia oferecer para uma mulher no Brasil era um capacete rosa. Esse estereótipo começa a fazer parte do passado. Agora, é maior a oferta de acessórios e trajes com modelagem e aspectos estéticos que miram o gosto feminino.
Não importa se na garupa ou encarando o guidão, trajar equipamentos especificamente projetados para motociclistas é fundamental. Eles garantem proteção contra impactos, abrasão e intempéries, além de oferecer conforto, o que é importante para evitar momentos de desatenção e, consequentemente, acidentes.
Confira a seguir algumas dicas para mulheres que querem escolher trajes que aliam elegância e proteção:
Luvas
São fundamentais para qualquer usuário de motocicleta e, mais ainda, para as mulheres que têm a pele mais delicada e não admitiriam conviver com calos.
Luvas grandes demais formam dobras incômodas e que em pouco tempo trazem desconforto e, no limite, bolhas. O certo é a luva estar justa, nem apertada, nem folgada. Para tal, o desenho deve ser específico para a mão feminina.
Roupas
A parte superior do tórax é, digamos, o “filé” dos fabricantes, que oferecem muitas variedades: parkas, jaquetas e blusões, que podem ser feitos de cordura, couro animal ou sintético. Seja qual for o material usado, a diferença entre versões femininas e masculinas é marcante.
Na modelagem do traje feminino, as mais principais diferenças anatômicas entre homens e mulheres devem ser levadas em conta para garantir a segurança da usuária, esteja ela pilotando ou sendo passageira da moto.
Do mesmo modo que as luvas, o equipamento deve respeitar o tamanho da usuária para serem efetivas do ponto de vista da segurança. Dotadas de proteções nos ombros, cotovelos e, dependendo do modelo, até para a coluna, estas verdadeiras carapaças só funcionam adequadamente se bem ajustadas ao corpo.
O mesmo se aplica às calças, que certamente tem um grande peso no aspecto estético. Dificilmente o corte do modelo idealizado para um homem poderá ser adequado para uma mulher.
Sapatos
Os pés exigem atenção redobrada: para uso urbano não é preciso ser radical, pois pequenos trajetos a baixa velocidade têm menos riscos que trajetos longos e em velocidade mais elevada, como em viagens. Tanto em um quanto no outro caso, o fundamental é a proteção dos tornozelos.
Na cidade, bastaria que estivessem cobertos por um calçado de cano longo (e cuja sola fosse resistente). Para uso em estrada, a cobertura exige proteções como as que existem nas articulações dos membros.
Outro aspecto determinante na escolha certa para elas é a atitude: vai pilotar ou vai ficar na garupa? No primeiro caso, reparar na parte superior do calçado do pé esquerdo é importante já que o uso da alavanca de câmbio exige reforço. Nas botas dedicadas às motociclistas, o formato mais elegante e delicado não deve prescindir da segurança.
O salto não é proibido, mas jamais pode ser exagerado. Por exemplo, uma bota com um salto baixo é aceitável.
Capacetes
E quanto ao “rei” dos equipamentos para motociclistas, o capacete? Ele não deve se resumir a ter pinturas em tons de rosa, flores e grafismos delicados. Alguns capacetes, especialmente os “top”, oferecem cascos diferenciados de acordo com a medida, o que faz muita diferença.
Capacetes econômicos têm o mesmo tamanho de casco, e a diferença de tamanho é ajustada apenas na forração interna, o que não é ideal.
Um capacete volumoso é, certamente, mais incômodo (e portanto inseguro) do que um capacete projetado de maneira a prever dimensões de cabeças diferentes.
Além disso, mulheres frequentemente cultivam uma proteção extra sob a forma de vasta cabeleira, que é menos comum nos homens. Portanto, a escolha de um capacete para uma mulher deve levar em consideração tais detalhes e também o uso.
Se for frequentar a garupa 100% do tempo, deve-se evitar modelos com a proteção do queixo exageradamente pronunciada, o que provocará incômodos choques com o capacete de quem pilota.
Fotos: Divulgação
Fonte:g1.globo