Vice-prefeito apresenta Goiânia na Colômbia e faz um balanço de missão internacional

Agenor Mariano e comitiva estiveram também no Peru. Missão teve objetivo de estreitar as relações comerciais entre Goiás e os dois países

Vice-PrefeitoNo último compromisso oficial da Missão Comercial à América Latina, o vice-prefeito de Goiânia, Agenor Mariano, falou a empresários colombianos durante seminário em Bogotá. Mariano destacou a infraestrutura e a qualidade de vida da capital e fez um convite para que os investidores conheçam Goiânia e o estado de Goiás. ‘Este encontro representa uma oportunidade única de novos negócios e início de uma parceria para fortalecer o comércio bilateral Goiás-Colômbia’, afirmou o vice-prefeito.

Agenor Mariano chamou a atenção para a relevância estratégica da relação comercial entre os países da América do Sul. ‘Antes deixada em segundo plano no cenário mundial como uma região subdesenvolvida, a América Latina desponta agora como um dos mercados consumidores e produtores mais importantes do mundo e a união comercial entre os países sul-americanos nos torna mais fortes rumo ao crescimento’, disse durante o seminário.

O evento contou com a participação do vice-governador de Goiás, José Eliton, que chefia a missão comercial com o objetivo de internacionalizar o estado; da embaixadora do Brasil na Colômbia, Maria Elisa Berenger; do ministro conselheiro da Embaixada da Colômbia no Brasil, Juan Pablo Hernandez; do superintendente executivo de Comércio Exterior do Governo de Goiás, William O’Dwyer; do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Pedro Alves de Oliveira e do presidente da Câmara de Comércio Colômbia-Brasil, Luiz Ignacio Stein.

Empresários representantes de setores de soja e derivados, trigo, carnes bovinas e de aves, cereais matinais, rações animais e produtos farmacêuticos, açúcar e etanol também integraram a comitiva. Entre eles o presidente do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas (Sindifargo), Heribaldo Egídio Silva; o diretor do Sindicato de Carnes e Derivados do Estado de Goiás (Sindicarne), Leandro Stival; o presidente do Sindicato das Indústrias de Etanol e Açúcar (Sifaeg/Sifaçúcar), André Rocha; o presidente do Grupo Caramuru, Alberto Borges de Souza; diretor do Grupo Nutriza/Olvego, Gustavo Tomazini; diretor da Só Trigo, Alexandre Moura; e o presidente da Alca Foods, Roberval Martins.

Balanço Positivo
O vice-prefeito Agenor Mariano considera positivo o resultado da Missão Comercial à América Latina. Durante cinco dias (entre 29 de setembro e 2 de outubro) foram realizados seminários, rodadas de negócios, audiências com representantes dos governos do Peru e da Colômbia e visitas técnicas a grandes grupos empresariais e federações da indústria e do comércio dos dois países. ‘Como estado agricultor que somos, estamos espalhando sementes mundo afora e, se Goiás for contemplado, Goiânia também colherá os frutos com o incremento da economia do município’, ressaltou Mariano.

O vice-prefeito ainda avaliou como importante a participação da Prefeitura de Goiânia na missão, somando forças ao Governo do Estado em busca de novos investimentos para Goiás. Agenor Mariano afirmou que durante a viagem foi possível verificar não só o interesse dos goianos em vender seus produtos lá fora, mas também o interesse dos empresários peruanos e colombianos em investir em Goiás e, como porta de entrada do estado, Goiânia tem muito a lucrar. ‘A internacionalização de Goiás e a ampliação das fronteiras comerciais significam também mais divisas para a capital e mais empregos para a população,’ conclui.

Para o presidente do Sindicarne, Leandro Stival, a viagem foi bastante produtiva e abriu a possibilidade de reativar as exportações para os países da América Latina. Para ele, dois fatores impulsionaram o interesse dos empresários sul-americanos: a qualidade da carne produzida em Goiás e a alta do dólar, que tornou a carne brasileira mais competitiva no mercado internacional. Segundo o presidente, Goiânia pode ser diretamente beneficiada, já que a carne é o principal produto exportado pelo município. A expectativa é de que com o aumento das exportações, o número de postos de trabalho em toda a cadeia envolvida no processo de produção de carnes aumente cerca de 10 por cento.

Outro setor que tem participação importante na economia da região metropolitana e que terminou a missão comercial com possibilidades reais de negócios foi o de produtos farmacêuticos. Goiás é o segundo maior produtor de genéricos do País e sete das maiores indústrias de medicamentos estão instaladas na Grande Goiânia. Heribaldo Egídio, presidente do Sindifargo, acredita que existe espaço para crescimento nos dois países visitados e este foi um passo importante para dobrar as exportações para a América Latina nos próximos dois anos .

(Secretaria Municipal de Comunicação /Secom)

Publicidade

——————————————————————————————————————————————

banner_you@gif

Compartilhe com os amigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *