Yamaha Divulgado 1º Episódio do “Tour Interativo Crosser”
28 de Fevereiro de 2017
Fotos: yamaha-motor/Divulgação
Viagem com 6 XTZ 150 Crosser 2017, percorreu cerca de 2.500km de Guarulhos (sede da Yamaha) até o Pantanal Mato-Grossense, com o objetivo de visualizar onças pintadasO 1º Tour Interativo Crosser teve como destino Porto Jofre (MT), no fim da estrada Transpantaneira. Foram 2.449 quilômetros superados com seis modelos Crosser 2017, pilotadas por Jorge Negretti (ícone do motocross e freestyle), Lawrence Wahba (explorador e documentarista de vida selvagem), Glauber Leite (autor da “Jornada 9 de julho”, onde percorreu 45 mil quilômetros por 7 países com uma Yamaha Ténéré 250), Teo Mascarenhas (“O Estado de Minas” e “Vrumm”), Eliana Malizia (site “Acelerada” e revista “Playboy”) e Tiago Toricelli (Yamaha Motor do Brasil). A Crosser 2017 mostrou toda sua versatilidade em vários tipos de terreno: zonas urbanas, estradas bem conservadas e outras precárias, trânsito pesado, e mesmo não sendo uma motocicleta voltada exclusivamente para o uso off-road, superou trechos de terra, areia, pedras soltas e lama –situações de uso extremo. As motocicletas utilizadas no Tour não receberam nenhum tipo especial de preparação, e rodaram com a mesma especificação padrão dos modelos a venda nas Concessionárias.
Além dos deslocamentos entre as cidades, os seis viajantes, puderam conhecer e vivenciar experiências proporcionadas pela Yamaha ao longo do caminho. Em Campo Grande (MS), visitaram o cativeiro onde estão os peixes que serão expostos no futuro Aquário do Pantanal, ainda em estruturação. Em Alcinópolis (MS), o Tour registrou a primeira passagem de motocicletas por uma estrada de terra e areia que liga a cidade até a entrada do Parque Natural Municipal Tempo dos Pilares, e pôde conhecer um dos maiores parques do País quando o assunto é arte rupestre. Lá, estão registros de mais de 10 mil anos, em desenhos e entalhes nas pedras, além da beleza exuberante de toda a região.
A travessia da Transpantaneira, com 140 quilômetros de desafios, exigiu habilidade dos participantes e desempenho da Crosser 2017. A chuva na região deixou tudo mais difícil, e se já não bastassem as dificuldades previstas, como pedras soltas, terra, cascalhos e pontes de madeira que exigiram cuidado redobrado, a lama foi um elemento surpresa. Mesmo diante de um terreno que exigiria uma preparação especial, a Crosser 2017 mostrou sua versatilidade mais uma vez. Como é uma motocicleta ágil, leve e tem o DNA da Yamaha, o percurso foi vencido com valentia e segurança.
Além do objetivo de chegar ao Pantanal, a segunda meta do Tour Interativo Crosser, era a observação das onças pintadas selvagens em seu habitat natural. Com o apoio do experiente Lawrence Wahba, profundo conhecedor da espécie e de seus comportamentos, o Tour pôde acompanhar momentos da vida de um dos animais mais lindos do mundo, sem interferir direta ou indiretamente no seu cotidiano selvagem, percorrendo os rios em barcos impulsionados pelos motores de popa Yamaha, líder mundial e nacional no segmento. A observação e divulgação das onças pintadas tem como intenção ampliar a importância da conservação da espécie e a conscientização da preservação do maior felino das Américas.
Além das experiências proporcionadas aos pilotos, os momentos da viagem foram compartilhados com os internautas, através de um site exclusivamente desenhado para isso, onde era possível visualizar em tempo real o percurso a ser percorrido, distâncias e toda a interação mantida através das redes sociais dos participantes e das transmissões ao vivo realizadas pela própria Yamaha. O projeto contou com um número muito grande de engajamento, compartilhamentos e curtidas através da #tourinterativocrosser.Crosser 2017
A motocicleta que oferece conforto, estilo aventureiro, modernidade e versatilidade está disponível nas versões E e ED. A Crosser 2017 é resultado da parceria que uniu a criatividade dos engenheiros brasileiros e japoneses da Yamaha em busca de oferecer a melhor experiência de pilotagem, levando em consideração as características das ruas brasileiras. A motocicleta foi desenhada especificamente para atender o uso diário do consumidor nacional que não abre mão de conforto, economia de combustível e busca ótima performance.
Novo Painel 2017
O painel está mais moderno e com novo design; tem conta giros analógico, relógio, fuel trip e um visor LCD digital, além do exclusivo indicador de marchas, marcador de combustível, velocímetro, hodômetro parcial e total. A luz de fundo do painel mudou, antes vermelha, agora a iluminação é branca, facilitando ainda mais a leitura das informações.
Segurança
Seu conjunto óptico apresenta faróis com lâmpadas halógenas e piscas com lentes transparentes. O lampejador de farol alto adicionado na Crosser 2017 proporciona ainda mais segurança ao piloto, por exemplo, no momento de ultrapassagem.
Para completar, as rodas raiadas com aro 17” (traseira) e 19” (dianteira) são próprias para diferentes terrenos. O paralama dianteiro, próximo a roda, permite uma dirigibilidade sem trepidação e ainda protege a área de deslizamento do garfo dianteiro de impactos de pedras e outros detritos. O bagageiro moderno com alças de apoio em alumínio resultado em praticidade e segurança, tem capacidade de carga de 7 kg.
Desempenho
A Yamaha Crosser 2017 é equipada com motor com injeção eletrônica de 12,2CV (gasolina) e 12,4CV (álcool) Blue Flex de 2ª geração, sistema que permite o uso eficiente de gasolina, etanol ou mistura em qualquer proporção, trazendo melhor distribuição de torque e de potência.
O tanque de combustível tem capacidade de 12 litros.
Seu escapamento, posicionado em ângulo bem acentuado, foi inspirado em modelos de alta cilindrada da Yamaha, combinando com sua melhor tecnologia de exaustão e garantindo o fluxo de ar ideal, temperatura e controle de emissões.
O sistema YRCS (Yamaha Ram Air Cooling System), exclusivo em motocicletas Yamaha, tem a função de potencializar a refrigeração do sistema de ignição e do motor de 150cc, fazendo assim com que o desempenho e performance da motocicleta seja otimizado e todo o torque e potência seja entregue com fidelidade ao piloto.
Conforto
Outro diferencial encontrado na Crosser 150 é o sistema de suspensão/amortecimento Monoshock com link, único da categoria 150cc bicombustível. Ele oferece mais conforto, absorvendo melhor os impactos e contribuindo na concentração de massa para melhorar a estabilidade e “manobrabilidade” da motocicleta. E para potencializar esse conforto, a Crosser 2017 está com um novo acerto da suspensão traseira, agora 10mm mais alta (99mm no curso da roda).
Para se adaptar à altura do piloto, a Crosser 2017 traz outro diferencial – na versão ED – o guidão é ajustável, o que possibilita explorar mais ainda sua versatilidade e aumentar a sensação de conforto.
O assento, em dois níveis, foi desenvolvido especialmente para proporcionar um ótimo apoio de lombar e evitar o impacto entre capacetes durante frenagens, deixando o garupa em uma posição ergonômica adequada, permitindo ter um ponto de visão acima do piloto.
Mais informações, acesse : yamaha-motor