Yamaha prepara nova scooter híbrida: XMax SHEV deve ser a próxima aposta eletrificada

Yamaha prepara nova scooter híbrida: XMax SHEV deve ser a próxima aposta eletrificada

Por Henrique Luiz

Goiânia – A Yamaha segue expandindo sua presença no mercado de veículos eletrificados e agora apresenta no exterior o conceito da XMax SHEV — uma scooter híbrida com tecnologia mais avançada, econômica e capaz de operar exclusivamente com eletricidade.

Depois de lançar a Fluo ABS Hybrid Connected, sua primeira moto híbrida no Brasil, a marca japonesa mostra que está pronta para evoluir. Enquanto o modelo anterior utilizava o sistema Power Assist, que apenas auxilia em arrancadas e subidas com um motor elétrico complementar, a nova XMax SHEV vai além: o motor elétrico atua de forma integrada ao motor a combustão durante toda a condução.

A tecnologia empregada na XMax SHEV é do tipo híbrida série-paralelo, o que proporciona versatilidade ao piloto. A scooter pode operar de forma 100% elétrica, utilizar apenas o motor a combustão ou combinar ambos os motores para otimizar desempenho e economia. Há ainda a possibilidade de usar o motor a combustão como gerador para recarregar a bateria, ampliando a autonomia.

A parte elétrica do conjunto está posicionada na frente do motor a combustão, com a bateria instalada sob a base onde o piloto apoia os pés, contribuindo para melhor distribuição de peso.

Apesar do conceito já estar em testes, a Yamaha ainda não revelou detalhes técnicos sobre o motor a combustão que equipará a XMax SHEV. Atualmente, o modelo XMax disponível no Brasil possui motor de 250 cm³, enquanto no exterior a versão com 300 cm³ é mais comum — e é essa última que deve ser adotada no novo modelo, por conta da demanda extra de potência gerada pelo sistema híbrido.

Ainda não há confirmação oficial sobre a produção em série da XMax SHEV. No entanto, diante do crescimento da linha de veículos eletrificados da marca — que já conta com modelos como a Fluo ABS Hybrid Connected e a FZ-S Hybrid —, a possibilidade de comercialização futura é bastante plausível.

Compartilhe com os amigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *